segunda-feira, novembro 14, 2005

Escavação de Fósseis de Dinossáurios


Citando o site do Museu Nacional de História Natural, aqui fica uma notícia interessante:


Realizou-se, de 15 a 27 de Julho de 2005, com enorme sucesso, uma escavação para fósseis de dinossáurio (principalmente o carnívoro Allosaurus) em Andrés (Pombal) sob direcção dos paleontólogos Pedro Dantas, do MNHN-MMG, e Francisco Ortega, do Museu do Jurássico das Astúrias.

Participaram também o dr. Bruno Ribeiro (MNHN-MMG), Fernando Escaso e Jose Miguel Gasulla (Universidade Autónoma de Madrid) colaboradores do projecto Dinos, do MNHN-MMG, e ainda Elisabete Malafaia, do Laboratório de História Natural da Batalha, instituição cuja direcção científica e técnica é assegurada pelo Museu. Os trabalhos foram financiados e apoiados logisticamente pela CM Pombal e Junta de Freguesia de Santiago de Litém.

De salientar a atitude exemplar dos proprietários do terr
eno, Senhor José Amorim e Senhora D.ª Maria de Fátima, que facultaram acesso ao seu terreno com enorme espírito cívico e vontade de que os achados sejam postos ao serviço da ciência e da cultura. O espólio recolhido é muito importante, incluindo ossos grandes, muitos deles do crânio. Com esta escavação, o conjunto de ossos cranianos de Andrés passa a ser o mais importante do país e um dos mais importantes da Europa.


Sem comentários: