quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Descoberto dinossauro saurópode na Lourinhã

Um dinossauro saurópode, foi descoberto pelo mais novo voluntário do Museu da Lourinhã, Alexandre Silva, um jovem, com apenas 10 anos na Galeana, apenas a 2 km da Lourinhã. O seu entusiasmo e interesse pelos dinossauros levaram-no a colaborar com o museu e, depois disso, a fazer o achado da sua vida.

O dinossauro é da família dos Diplodocus, que compreende alguns dos mais compridos dinossauros que se conhecem, embora este exemplar agora recolhido ainda não tivesse atingido a sua dimensão máxima. Era um jovem de apenas 15 metros de comprimento. Esta família de dinossauros já era conhecida em Portugal, pois o Museu da Lourinhã já tinha identificado uma nova espécie na Praia de Porto Dinheiro, apenas a alguns quilómetros deste novo sítio, o que lhe valeu o epíteto oficial de Dinheirosaurus lourinhanensis.

O dinossauro está envolvido numa rocha de arenito extremamente dura e que vai levar meses a ser todo preparado em laboratório. Cada semana de recolha no campo implica alguns meses de trabalho no laboratório, pelo que o museu lourinhanense está a apelar a todos os interessados e curiosos para se inscreverem como voluntários no museu para ajudarem a escavar este dinossauro no laboratório.

Juntamente com as ossadas foram recolhidos cerca de 200 gastrólitos, seixos que os dinossauros engoliam e que auxiliavam a trituração dos alimentos dentro de estômago.

A temporada de escavações deste ano, que se deu em Agosto, prolongando-se até dia sete de Setembro, conta com a orientação do paleontólogo Octávio Mateus, especialista em dinossauros do Museu da Lourinhã e Universidade Nova de Lisboa, e a participação de uma trintena de voluntários nacionais e estrangeiros. Além de alunos de várias universidades portuguesas a equipa de escavação conta ainda com a presença de voluntários de Inglaterra, França, Canadá e Venezuela.

Estes achados datam do Jurássico superior, cerca de 150 milhões de anos.

in Blog "LUSODINOS- Dinossauros de Portugal" (Octávio Mateus)

Sem comentários: