terça-feira, março 07, 2006

Seminários e Palestras

Foi-nos solicitado a divulgação das seguintes actividades:

1. Braga - Universidade do Minho
Seminários que irão decorrer na Universidade do Minho (Braga), no próximo dia 13 de Março, com entrada livre:

Laser ablation ICP-MS – a fast, attractive and highly sensitive in situ microanalytical technique – application to mineral trace element analysis and isotopic U-Pb zircon dating
François Bussy
(Institute of Mineralogy and Geochemistry, University of Lausanne, Switzerland)
Geodynamic reconstruction of the Anti-Atlas (Morocco) during Pan- African times with the emphasis on inversion tectonics and metallogenic activity at the Precambrian-Cambrian transition
Dominique Gasquet
(CISM-EDYTEM, CNRS – UMR, Université de Savoie, France)

2. Lisboa - Ordem dos Engenheiros
Conferência com entrada gratuíta (deve solicitar inscrição)

“Decisões Políticas e Desenvolvimento Tecnológico”

Raymundo de Oliveira

Presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro

8 de Março - 18h00

Auditório da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Organizada pela Região Sul da Ordem dos Engenheiros e proferida pelo Eng. Raymundo de Oliveira, engenheiro electrotécnico, Presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro e Presidente da Fundação José Bonifácio (UFRJ), decorrerá no próximo dia 8 de Março, no Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, uma Conferência subordinada ao tema “Decisões Políticas e Desenvolvimento Tecnológico”.

A relação entre a Política e o desenvolvimento de tecnologias, e sobretudo a análise da visão ingénua da neutralidade das tecnologias e dos artefactos a que dão origem, serão algumas das noções abordadas. A ligação entre o desenvolvimento tecnológico e quem hegemoniza a sociedade, evidenciando desequilíbrios na contradição Capital-Trabalho, será ilustrada através de exemplos emblemáticos centrados, especialmente, nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), escolhidas pelo peso que estas representam no desenvolvimento de todas as outras tecnologias.

Com um Curriculum valioso e extenso, quer na área da Engenharia quer na área das Ciências Sociais Aplicadas e da Gestão, o Eng. Raymundo Oliveira ocupar-se-á de mostrar a importância da Política na génese e desenvolvimento das tecnologias.

Informações e inscrições
Serviços de Formação Profissional e Cultural
Tel.: 213 132 666
Fax: 213 132 690
e-mail: actividades@sul.ordeng.pt
http://www.ordemengenheiros.pt/

Sem comentários: