quarta-feira, maio 10, 2006

Mestrado - Património Geológico/Geoconservação

O Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho (Braga, Portugal) vai iniciar, em 2006/07, a 2ª Edição do Curso de Mestrado e de Especialização em Património Geológico e Geoconservação (candidaturas abertas de 8/Maio a 16/Junho e de 1/Agosto a 8/Setembro).

Este curso de pós-graduação, pretendendo fazer uma abordagem às questões geológicas associadas a estratégias e acções de Conservação da Natureza, tem como objectivos principais:

i) Disponibilizar uma formação pós-graduada a técnicos nacionais e estrangeiros provenientes de instituições estatais, organizações não governamentais (ONGA's) e empresas privadas, já envolvidos em acções de Conservação da Natureza, permitindo que estes técnicos adquiram uma formação complementar e específica para a sua profissão;
ii) Possibilitar uma formação complementar a recém-licenciados nos domínios de Biologia, Geologia, Geografia, entre outros;
iii) Contribuir para o incremento da educação para a sustentabilidade, através do reforço das competências de docentes dos ensinos básico e secundário das áreas das Ciências Naturais e da Geografia;
iv) Permitir a troca de experiências de acções concretas de Geoconservação em desenvolvimento em áreas protegidas nacionais e estrangeiras;
v) Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos de investigação no âmbito da Geoconservação que contribuam para o melhor conhecimento do património geológico e que tenham um real impacto na gestão de áreas com interesse patrimonial.

Módulos obrigatórios
- Geodiversidade/Biodiversidade*
- Geomorfologia e Evolução da Paisagem
- Inventariação e Caracterização do Património Geológico
- Estratégias de Geoconservação
- Áreas Protegidas e Geoconservação
- Temas e Exemplos de Geoconservação
* Dependendo da formação inicial de cada aluno(a)

Módulos Optativos
- Recursos Informáticos Aplicados à Geoconservação
- Técnicas de Representação Cartográfica
- A Geoconservação e a Sociedade
- Património Arqueológico
- Estratégias de Educação para a Sustentabilidade
- Concepção e Avaliação de Projectos de Investimento
- SIG Aplicados ao Património Geológico
- Direito do Ambiente
- História e Construção do Pensamento Conservacionista

Poderão candidatar-se à matrícula no curso os titulares de licenciatura, ou habilitação legalmente equivalente, em Geologia, Biologia, Ensino de Biologia e Geologia, Geografia, Engenharia Geológica, Engenharia do Ambiente, Arquitectura Paisagista, bem como em qualquer outra licenciatura com carácter técnico-científico afim a estas áreas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá.
Desde já agradeço pla informação disponibilizada no teu blog.
Pode dizer-se k sou um projecto de bióloga marinha, frustada com a falta de interdisciplinaridade do meu curso, com sonhos de se dedicar a conservação da natureza.
O meu projecto de investigação d licenciatura está a ser feito no âmbito da ecologia e visa estudar a relação entre a entrada de água subterrânea no estuário com a produtividade primária do sistema - relacionando portanto a biologia marinha e a hidrogeologia.
Contudo a responsável plo curso diss k eu não poderia direccionar o projecto mt para geofísica pk estou n1 curso d biologia marinha e "nao tem nada a ver" e ainda k "se calhar estou no curso errado".
Eu não só discordo completamente com esta docente como ainda estou revoltada com a falta d interdisciplinariedade k existe no ensino superior.
Sendo o meu sonho trabalhar um dia em conservação da natureza, é lógico k precisamos saber relacionar a geologia com a biologia, algo k plos vistos nao é compreendido por grand parte dos docentes.
Axo sinceramente k este mestrado faz a "ponte":)
Gostaria agora era de saber s, uma vez terminando a licenciatura (1º ciclo) em biologia marinha, me seria possível realizar este mestrado.
De qualquer das formas, agradeço pla informação partilhada.

De uma biológa apaixonada por "calhaus"**