quarta-feira, junho 21, 2006

Sismo no Algarve

Ocorreu em 2006-06-21 (esta noite) às 00:51 36.08 horas, um sismo (epicentro com coordenadas 36.08, -10.54, no famoso banco de Gorringe) com magnitude 4.5, na Escala de Richter, e, na escala de Mercalli, intensidade III, na zona de Portimão, segundo o IM português.

Esta instituição colocou ainda o seguinte comunicado:
"O Instituto de Meteorologia informa que no dia 21 / 06 / 2006 pelas 01 h 51 min (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.5 (escala de Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 170 Km a SW do Cabo de S. Vicente. Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Portimão e Vila Moura. Foi ainda sentido com menor intensidade em Faro e Loulé. Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados."

Já o IGN espanhol acha que a magnitude foi de 5.5, com uma localização ligeiramente diferente...
O Público pôs na versão on-line a seguinte notícia:
"Sismo de 4,5 graus de magnitude não provoca danos nem vítimas no Algarve
Um sismo de 4,5 na escala de Richter abalou hoje a zona sul do território português, à 01h51, sem provocar vítimas ou danos materiais, anunciou o Instituto de Meteorologia através de comunicado.
Com epicentro localizado 170 quilómetros a sudoeste do Cabo de São Vicente, o sismo de hoje foi detectado nas estações da Rede Sísmica do continente.O sismo foi sentido com a intensidade máxima III, na escala de Mercali modificada, na região de Portimão e Vilamoura, afectando ainda com menor intensidade as regiões de Faro e Loulé."

Sem comentários: