quarta-feira, julho 05, 2006

Congresso - Planejamento e Manejo de Trilhas

Irá realizar-se, no Brasil, em Novembro de 2006, o I Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas, no Rio de Janeiro.

"Segundo o Instituto de Ecoturismo do Brasil (IEB), é estimado um crescimento do Ecoturismo para 2005 na ordem de 10,8 bilhões de dólares no Brasil. Esta tendência do Ecoturismo e das atividades na natureza de se massificarem, têm como conseqüência o aumento do impacto e a descaracterização de muitos atrativos, tanto pelo aumento das infra-estruturas de suporte, quanto da perda da biodiversidade e das características responsáveis pela vocação ecoturística local.

Neste cenário, apesar do tema ecoturismo sustentável ser amplamente divulgado e objeto de vários encontros, seminários e congressos; a trilha e seu manejo de modo geral é relegada a um segundo plano, nem sempre reconhecida como infra-estrutura ou equipamento que deve ter atenção diferenciada, não só por gestores de unidades de conservação, mas também pelos agentes turísticos que se utilizam destes meios para gerar e manter negócios.

Assim o I Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas vem trazer mais relevância para a questão do planejamento e manejo de trilhas como ferramentas essenciais para o desenvolvimento das atividades recreativas e esportivas na natureza dentro dos modernos parâmetros de sustentabilidade e proteção à biodiversidade. "

Mais informações em:
http://www.infotrilhas.com/congresso/index.htm

Sem comentários: