quarta-feira, setembro 13, 2006

Jogos Mundiais de Sevilha


Da mailing-list espeleo_pt recebemos a seguinte informação:

A Selecção Nacional que irá representar Portugal nos Jogos Mundiais de Sevilha (15-17 Setembro) na modalidade Espeleologia (Progressão Vertical) está escolhida, dela fazem parte 10 atletas de 4 associações de espeleologia nacionais (NEC, GPS, GEMA, CEAE-LPN).

Esta escolha foi resultado de várias sessões de treinos realizados nas falésias naturais da Sra da Estrela (Pombal), Buracas do Casmilo (Condeixa) e Reguengo do Fetal (Batalha).

Estes atletas vão competir em todas as modalidades,ou seja, prova de CIRCUITO, que consiste na progressão em corda num circuito com aproximadamente 80m de comprimento, que os atletas têm que o percorrer no menor espaço de tempo e cometendo o menor número de faltas possível; provas de VELOCIDADE e RESISTÊNCIA, que consistem na subida vertical em corda, numa distância respectivamente de 30m e 120m, no menor tempo.

Os atletas seleccionados são todos do sexo masculino e dividem-se por escalões, tendo representação no escalão de juvenis (14-17 anos) e escalão absoluto (18-39 anos).

Para além da selecção de Portugal, estão já confirmadas a presença das selecções da França, Bulgária, Rússia, Ucrânia, além da anfitriã Espanha.

Apesar do bom nível técnico e físico das selecções presentes, os atletas Portugueses estão confiantes numa boa prestação da nossa selecção.
Como promotora desta iniciativa em Portugal, a FPE - Federação Portuguesa de Espeleologia, está convicta de que nos próximos anos haverá uma maior abertura por parte das associações de espeleologia nacionais para com esta modalidade desportiva realizada fora do ambiente subterrâneo, exactamente por questões de ética e de preservação dos espaços, estando em aberto a possibilidade da realização do 1º Campeonato Nacional de Progressão Vertical já no próximo ano.

Mais informações no site oficial - clicar aqui.

Sem comentários: