sexta-feira, março 16, 2007

Novo Plano de Ordenamento para o PNSAC

Duas décadas depois, o Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros (PNSAC) tem um novo Plano de Ordenamento (PO). Terça-feira, o documento é colocado à discussão pública. Uma forma de esclarecer dúvidas e tentar adequar às necessidades da população o novo instrumento de gestão da área protegida, que no distrito de Leiria abrange os concelhos de Porto de Mós e Alcobaça, e ainda Alcanena, Ourém, Torres Novas, Rio Maior e Santarém.

O director do PNSAC, José Alho, sublinha a importância do novo PO, porque “o que está em vigor foi aprovado em 1988 e, até hoje, houve dinâmicas sociais e de utilização do território e sociais que alteraram profundamente e deram com um plano estático”.

O documento agora em discussão propõe uma adequação das expectativas às capacidades do parque. Um exemplo: “A população vai-se expandindo e é necessário construir habitações. Mas é preciso adequa-las às infra-estruturas. Este PO resulta de uma concertação de interesses muito diversificados. Cabe agora ouvir todos os cidadãos”, frisa José Alho.

Até 3 de Maio de 2007, o novo PO do PNSAC estará disponível para consulta e sugestões em Lisboa, no Instituto da Conservação da Natureza, em Rio Maior, na sede do PNSAC, e nas câmaras municipais e juntas de freguesia abrangidas pelo parque.

Simultaneamente, neste período, serão realizadas diversas sessões públicas de esclarecimento. As primeiras têm lugar na sede do PNSAC, terça-feira, no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio, em Ourém, dia 22, e na Ecoteca de Porto de Mós, a 26 de Março, sempre às 18 horas. A última está agendada para 23 de Abril, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça.

in Região de Leiria

Sem comentários: