terça-feira, abril 10, 2007

Património Geológico e Geomorfológico da região de Ródão


No Geomonumento das Portas de Ródão - sob o signo da conservação ambiental, valorização do património geológico e ordenamento do território, vai realizar-se, no dia 22 de Abril 2007, Dia Internacional do Planeta Terra e Dia Nacional do Património Geológico, em Vila Velha de Ródão, o Workshop "Património Geológico e Geomorfológico da região de Ródão".

A Comissão Organizadora inclui o Cento de Geociências da Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão (CMVVR), a Associação de Estudos do Alto Tejo (AEAT) e a ProGEO-Portugal (Grupo nacional da Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico).

Programa:

Durante a manhã:

9h00 - Casa de Artes e Cultura do Tejo, com a entrega de documentação aos participantes.

10h00 - Visita de campo ao Monumento Natural das Portas de Ródão, havendo a possibilidade da visita ao espaço museológico “Arqueologia de Ródão”.

12h30 - A manhã terminará com o almoço na Casa de Artes e Cultura do Tejo (CACTejo).

Durante a tarde:

14h00 - Sessão de Boas Vindas pela Presidente do município de Ródão, Coordenador da AEAT, Presidente da ProGEO-Portugal e Coordenador do Centro de Geociências da Univ. Coimbra.

14h30 - Homenagem a Orlando Ribeiro e Suzanne Daveau, pelos Presidentes das Câmaras Municipais abrangidas pela Naturtejo.

15h00 - Profª. Dra. Suzanne Daveau (CEG-UL): Primeiras descobertas geomorfológicas em Vila Velha de Ródão (1907-1949) - de Paul Choffat a Hermann Lautensach e Orlando Ribeiro.

15h30 - Prof. Dr. Pedro Proença Cunha (DCT-Univ. Coimbra) e Prof. Dr. António Antunes Martins (Dep. Geociências Univ. Évora): A moderna investigação geológica e geomorfológica na área de Ródão-Nisa e regiões adjacentes.

16h00 - Pausa para café

16h30 - Dr. Jorge Gouveia (AEAT): O processo de classificação do Monumento Natural das Portas de Ródão.

17h00 - Prof. Dr. José Brilha (Presidente da ProGeo-Portugal): Geoconservação em Portugal – estado da arte e estratégias para o futuro.

17h30 - Prof. Dr. Alexandre Tavares (DCT-Univ. Coimbra) e Dr. Nuno Carvalho: Apresentação pública da obra "Caracterização geológica e geomorfológica de Vila Velha de Ródão. Contribuição para o ordenamento e sustentabilidade municipal“.

18h00 - Debate.


Para descarregar um desdobrável, em pdf, com toda a informação sobre o workshop, clicar AQUI.


Mais informações em: http://www.cm-vvrodao.pt/

Sem comentários: