quinta-feira, junho 21, 2007

MPeG - Moodle, Portáteis e Gato

Data: 5 de Julho, 2007
Local: Auditório da Câmara Municipal da Batalha
Organização: CCEMS

Destinatários: Professores de todos os ciclos de ensino, em particular todos os que estão envolvidos ou pretendem envolver-se em projectos de utilização educativa das TIC.

Apresentação de Práticas: Para cada um dos temas do encontro, um grupo de Escolas partilhará a sua experiência através de comunicação, seguida de debate.

Submissão de Relatos de Experiências: Convidam-se os docentes a submeterem para distribuição e posterior publicação, relatos de experiências de utilização das tecnologias em debate. (Data limite da submissão 02-07-2007)


O desenvolvimento das TIC e da Internet em particular e a generalização do acesso à banda larga está a mudar muitos aspectos das nossas vidas, quer no âmbito de actividades do nosso quotidiano (comunicação, aquisição de bens, cumprimentos de obrigações fiscais, etc.), quer nos processos de acesso à informação e construção do conhecimento. Os professores nos diferentes papeis que desempenham na escola têm acompanhado estas dinâmicas potenciando as TIC na renovação dos contextos de aprendizagem e dos modelos de organização e funcionamento das respectivas as escolas.

A Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis disponibilizou às escolas meios de acesso e tratamento de informação. A adopção por parte das escolas/agrupamentos da plataforma Moodle criou condições para a reinvenção da Escola com a ampliação dos tempos e espaços de intervenção (a Escola está em qualquer lugar e qualquer hora). A ferramenta Gestor de Actividades TIC na Educação apresenta funcionalidades de gestão “on-line” do plano de actividades, dos projectos e dos recursos da Escola/Agrupamento.

Este encontro tem como finalidade geral debater e partilhar práticas no âmbito da utilização destas tecnologias em contexto educativo o seu impactos na renovação dos contextos de aprendizagem e nos modelos de organização e funcionamento da Escola.


Objectivos do MPeG:
  • Reflectir sobre a integração das TIC em contexto educativo;
  • Debater e partilhar experiências de utilização da plataforma Moodle nas instituições de ensino e formação de professores.
  • Partilhar experiências de integração dos computadores portáteis no âmbito das funções docentes e dos projectos educativos das escolas/agrupamentos.
  • Conhecer e debater diferentes modos de potenciar o sistema GATO na organização e gestão do projecto educativo das Escolas e Agrupamento.
  • Promover a disseminação da inovação pela partilha de práticas.

Programa

09:15 - Recepção aos Participantes

09:45 - Sessão de abertura

10:15 - Sessão Plenária - "Renovar contextos, Reinventar a escola"

11:00 - Coffee Break

11:15 - Sessões Temáticas:
  • M - Moodle em contexto educativo
  • P - Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis
  • G - Gestor de Actividades TIC na Educação

13:00 - Almoço Convívio (Aldeia Típica de Santo Antão)

14:30 - Sessão Plenária - Apresentação das conclusões das sessões temáticas

16:00 - Sessão de Encerramento

Site da Organização - clicar AQUI

Sem comentários: