sábado, agosto 11, 2007

Erupção submarina a Sul dos Açores...?

Do Blog GEOCRUSOE publicamos, com a devida vénia, o seguinte post:


Segundo informações acabadas de receber, a expedição científica realizada à zona da eventual erupção submarina nos Açores, a cerca 180 km para sudoeste do Faial, com investigadores da Universidade dos Açores pertencentes ao Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) e ao Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP), não obteve novas evidências da existência da possível erupção anteriormente relatada por pescadores.

Nova expedição ao local será realizada em breve e este blog procurará estar actualizado sobre as eventuais informações que entretanto possam ser prestadas pelas entidades competentes.

O CVARG, ao longo desta semana, teve a sua página oficial muito tempo inactiva por motivos de actualização de software ao nível do Sistema de Informação Geográfica, embora alheio ao facto, fica aqui o pedido de desculpas a todos os que para ali se dirigiram devido a este blog.



O site do CVARG tinha a seguinte informação:

Informações prestadas por alguns pescadores apontam para a ocorrência de uma erupção vulcânica submarina num segmento próximo da Crista Média-Atlântica, a cerca de 180 km a sudoeste da ilha do Faial. O evento foi detectado a partir do sonar de uma embarcação, tendo na ocasião sido recolhidos alguns cabos com vestígios de terem estado expostos a altas temperaturas.

O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, que se encontra a seguir a evolução dos acontecimentos com o Departamento de Oceanografia e Pescas, informa que esta ocorrência não tem sido acompanhada por qualquer actividade sísmica registada nas estações do arquipélago, face à baixa magnitude dos eventos que normalmente se encontram associados a estes fenómenos e à distância a que o episódio se desenvolve.

Neste contexto, trata-se de um acontecimento que não representa qualquer risco para as ilhas dos Açores, tendo o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores sido informado da situação, no sentido de se prevenirem quaisquer problemas em termos de navegação.

Sem comentários: