segunda-feira, novembro 26, 2007

Cantor Fausto faz 59 anos

1. Aniversário de Fausto Bordalo Dias

Faz hoje 59 anos que Carlos Fausto Bordalo Gomes Dias, mais conhecido por Fausto, nasceu ( e mais exactamente em Vila Franca das Naves, também a minha terra). Um dos melhores cantores de sempre da música de Portugal (e também um excelente compositor, criador de poesia para ser cantada, director musical, ente outros) merece o nossos sinceros parabéns...!


2. Por este Rio Acima - 25 anos

Assinalam-se faz poucos dias os 25 anos do LP duplo de Fausto "Por este Rio Acima", um disco que marca definitivamente a história da música popular feita em Portugal.

Foi a 19 de Novembro de 1982, que Fausto (inspirado na "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto) cria este marco ímpar da música portuguesa.

"Por Este Rio acima" é uma viagem pelos mares da Descobertas e pela Aventura, mas também, como diz Fausto no disco, "por cima dos pensamentos".

É um disco imbuído de felicidade, onde tudo encaixa de maneira natural, fruto, em parte, da rodagem que sofreu no período anterior à gravação e ao extremo cuidado posto nos variados aspectos técnicos.

Um dos melhores álbuns de sempre de música portuguesa, na opinião generalizada de críticos musicais....


3. Fausto regressa com colectânea em duplo CD

Ausente das edições discográficas desde 2003, ano de «Ópera Mágica do Cantor Maldito», Fausto regressa esta segunda-feira com um CD duplo - «18 Canções de Amor e Mais Uma de Ressentido Protesto». Trata-se de um disco que o cantor e compositor contou a Mário Dias.

in TSF-Online - ver notícia



18 Canções de Amor e Mais Uma de Ressentido Protesto:

CD 1
01. Foi Por Ela
02. Namoro
03. Rosalinda
04. Já Foste Linda Rosa
05. A Ouro e Prata
06. Porque Me Olhas Assim
07. Em Poucas Palavras
08. Corações Sentidos Corações
09. Todo Este Céu

CD 2
01. E Tão Só O Verde Dos Teus Olhos
02. A Explicação das Flores
03. Eu Tenho Um Fraquinho Por Ti
04. Apenas
05. Carta de Paris
06. Porque Não Me Vês
07. Um Outro Olhar Sobre Caxias
08. A Tua Presença
09. O Que a Vida Me Deu
10. Carta de Um Contratado

Fonte: SonyBMG

Nota: As canções seguidas do símbolo de som podem ser ouvidas no site da SonyBMG antes referido.


PARABÉNS FAUSTO!


Adaptado de vários posts publicado no Blog Vila Franca das Naves (a minha terra natal).

Sem comentários: