sábado, novembro 10, 2007

CVARG lança ferramenta interactiva para divulgar informação sismológica

O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores lançou hoje no seu portal, em fase experimental, uma nova funcionalidade tecnológica para a divulgação de informação sísmica ao público.

De acordo com Gabriela Queiroz, directora da unidade de investigação, "trata-se de uma iniciativa que vai permitir a todos os interessados conhecer melhor a actividade sismológica regional , podendo acompanhar em tempo quase real o trabalho que os investigadores vão desenvolvendo em termos de monitorização no arquipélago". Segundo a investigadora, "a ferramenta utilizada possui, paralelamente, um elevado valor pedagógico e poderá contribuir para melhorar os níveis de prevenção dos cidadãos".

Baseada na integração automática dos dados sísmicos num sistema de informação geográfica, a plataforma tecnológica encontra-se em fase de teste de modo a que se possam optimizar os mecanismos de visualização e os tempos de acesso. Na área destinada à actividade sismovulcânica do portal do CVARG - LINK AQUI - os visitantes podem agora aceder a uma listagem de todos os eventos sísmicos que vão sendo calculados pelas equipas técnicas e conhecer informações complementares sobre as respectivas áreas sismogénicas. Paralelamente, é facultada uma funcionalidade que permite aos utilizadores ver e construir mapas a diferentes escalas, recorrendo a uma base de dados com o histórico de vários anos de sismicidade.

De acordo com Gabriela Queiroz "esta facilidade vai ser melhorada nas próximas semanas, estando o Centro de Vulcanologia a preparar novas alterações ao portal para o tornar cada vez mais rico em informação de interesse público". "O portal do CVARG pretende manter o seu estatuto de referência nacional na mostra dos resultados da investigação aplicada e incluirá brevemente novas funcionalidades que estão a ser desenvolvidas no âmbito de parcerias com o sector privado" referiu.

http://www.cvarg.azores.gov.pt/Cvarg/CentroVulcanologia/actividadesismovulcanica/

Sem comentários: