sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Concurso "A Água e o Desenvolvimento Sustentável"


Regulamento do Concurso

Contexto
O Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) tem sido responsável, desde 1995, pela compilação e divulgação de informação sobre recursos hídricos constituindo, actualmente, um importante acervo documental nesta temática. Da informação compilada numa base de dados e divulgada via Internet, destacam-se os dados resultantes da medição das variáveis hidrometeorológicas e qualidade da água, relatórios e estudos técnicos e informação audiovisual relacionada com recursos hídricos.

Com o objectivo de partilhar o conhecimento e de pôr à disposição dos jovens e das escolas, instituições privilegiadas na divulgação do conhecimento, o SNIRH tem, actualmente, o subsistema SNIRH-JÚNIOR, assente em tecnologia avançada, com conteúdos actuais desenvolvido para as necessidades da geração do futuro, estando, actualmente, adaptado a pessoas com necessidades especiais (cegos, ambliopes e pessoas com deficiências motoras).

O SNIRH-JÚNIOR permite ir ao encontro das necessidades do conhecimento através da ligação tecnológica que assegura a reciprocidade de saber, entre um serviço técnico do estado e as escolas.

As iniciativas no âmbito do SNIRH-JÚNIOR enquadram-se em dois dos três eixos do Plano Tecnológico: conhecimento (eixo nº1) e tecnologia (eixo nº2).

O conhecimento tem como objectivo qualificar os portugueses para a sociedade do conhecimento através de medidas estruturais, que visam elevar os níveis educativos médios da população e estimular uma aprendizagem diversificada ao longo da vida (a), e medidas que visam mobilizar Portugal para a sociedade de informação (b).

Criar centros de competências de I&D na área de TIC (tecnologia de informação e comunicação), nomeadamente ao nível do desenvolvimento de software e da gestão de redes – dotar as organizações e as empresas de recursos humanos qualificados nas áreas de TIC, ao nível da gestão de redes e de sistemas, no planeamento e desenvolvimento de soluções aplicacionais, promovendo a concorrência e a colaboração internacional.
Criar uma oferta pública de Internet de cidadania - garantir o acesso livre e gratuito a serviços públicos e de interesse público disponibilizados pela Internet, os quais deverão abranger a totalidade dos serviços básicos.
A tecnologia tem como objectivo a solidificação da cultura científica, dando especial ênfase à área tecnológica e reforçando o número de investigadores em Portugal. Tem como uma das medidas o reforço experimental e da promoção da cultura científica e tecnológica visando o reforço da Agência Ciência Viva como instituição não governamental de excelência internacional capaz de mobilizar o esforço de cientistas, professores e alunos, de autarquias e de empresas na promoção.

Com o objectivo de continuar a aumentar o nosso conhecimento quanto à utilização racional dos recursos hídricos, respondendo simultaneamente às necessidades do quotidiano diário, propõe-se promover na sociedade a eco-eficiência, a inovação e a responsabilidade social. Neste contexto propõe-se a elaboração de trabalhos subordinado ao tema "A ÁGUA E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL".

Entende-se por eco-eficiência a criação de mais produtos e serviços, com redução, tanto na utilização dos recursos, como na produção de desperdícios e poluição. Pretende-se com esta filosofia melhorias ambientais que simultaneamente aumentem os benefícios económicos.

Grupo Alvo
O concurso tem como grupo alvo alunos que frequentam 2º e 3º Ciclos do ensino Básico e ensino Secundário. Os trabalhos a concurso poderão ser individuais ou colectivos (grupo composto no máximo de três jovens). Os trabalhos apresentados a concurso deverão recorrer às novas tecnologias na poupança, na reutilização e na divulgação do conhecimento relacionado com o uso inteligente do recurso água.

Entrega
A entrega ou o envio dos trabalhos para o Instituto da Água, por correio ou por e-mail, é da responsabilidade dos concorrentes. Cada trabalho deverá conter a identificação completa dos autores (nome, morada, telefone e e-mail).

Caso o trabalho seja elaborado no âmbito de uma escola este deverá conter, para além da identificação completa dos autores, a identificação da escola e dos professores que auxiliaram a sua elaboração.

Os trabalhos apresentados em suporte de papel (por exemplo cartazes) não deverão exceder as dimensões do formato A0 (largura 841mm e altura de 1189mm).

Calendário
Os trabalhos deverão ser enviados até até final de Abril de 2008 para o Instituto da Água. O resultado do concurso será divulgado no dia 9 de Maio de 2008, através do site http://snirh.pt/junior.

Os participantes ao concurso deverão efectuar uma pré-inscrição, via e-mail (snirh@inag.pt), até ao final de Fevereiro de 2008, permitindo deste modo efectuar uma melhor organização do evento público associado à divulgação dos trabalhos apresentados ao concurso.

A apresentação será no dia 5 de Junho de 2008, Dia Mundial do Ambiente.

Júri
Os trabalhos apresentados a concurso serão apreciados por um júri constituído por um elemento da Presidência do Instituto da Água e por dois elementos do Departamento de Monitorização e Sistemas de Informação do Domínio Hídrico (DMSIDH) do Instituto da Água, IP (INAG).

Prémio
Os trabalhos serão todos premiados com brindes do INAG. Serão distinguidos dois trabalhos colectivos e dois trabalhos individuais, que terão apresentação pública e divulgação via Internet.

Os vencedores do concurso terão direito a passar um dia em contacto com o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (actividades de gabinete e campo). Existe ainda a possibilidade de realizar uma viagem à EXPOZARAGOSA 2008, Espanha (a decorrer de 14 de Junho a 14 de Setembro).

Algumas Sugestões:


  • Avaliar os temas da escassez e excesso de água enquadrados nas práticas de ordenamento do território.
  • Avaliar as regras de uso eficiente da água, que visa preservar o recurso, através de uma análise da implementação das regras nos diversos sectores económicos da sociedade: agricultura, industria, serviços, turismo, ensino, uso doméstico e outros sectores económicos (Lazer -usos de recreio -pequenas piscinas e jardins, etc.).
  • Propor medidas de preservação deste recurso como meio de preservação do ambiente. Por exemplo identificar mecanismos de controlar o consumo da água, por tempo ou reutilização.
  • Propor e desenvolver meios de divulgação inovadores das boas práticas de utilização da água (blogues temáticos, cartazes, esculturas, slogans, músicas, filmes, peças de teatro etc.).
  • Construir uma Base de Dados simplificada, isto é, Base de Dados Jovem (Água Nova), utilizável pelas escolas, cujo objectivo é compilar dados provenientes dos diversos consumos do concelho, com possibilidade de posterior divulgação via Internet.

Mais informações aqui.

Sem comentários: