sexta-feira, maio 16, 2008

Concurso «Na Senda de Darwin»

Para comemorar os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e os 150 da publicação do seu livro «A Origem das Espécies» que têm lugar em 2009, o jornal Ciência Hoje vai lançar, com o apoio do Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica -, um concurso dirigido aos estudantes que em Setembro de 2008 estejam no 10º, 11º e 12º anos das escolas de todo o País.

A equipa vencedora – todas as equipas serão constituídas obrigatoriamente por três elementos – terá como prémio três cruzeiros (mais um) nas Ilhas Galápagos, no Oceano Pacífico, onde Darwin passou pouco mais de um mês em 1835 e onde fez observações que foram importantes para a elaboração da sua Teoria da Evolução das Espécies. A viagem inclui ainda uma visita de alguns dias ao Equador a que as Galápagos pertencem administrativamente

A viagem dos vencedores terá lugar nesse mesmo ano de 2009, entre 5 e 15 de Abril, e os estudantes terão de se fazer acompanhar por um(a) professor(a) por eles convidado(a) da escola a que pertencem. A viagem deste professor(a) faz parte do prémio.

O programa da viagem pode ser descarregado a partir de:

http://www.cienciahoje.pt/files/26/26083.pdf

Embora a constituição das equipas seja livre, as inscrições deverão ser ratificadas pelas respectivas escolas que assim confirmam que os alunos inscritos no concurso frequentam essa escola. Cada escola poderá inscrever as equipas que quiser.

O concurso «Na Senda de Darwin», numa primeira fase, consiste em seis trabalhos em diferentes formatos (escrita, áudio e vídeo) e decorre entre Setembro de 2008 e Fevereiro de 2009: à média de uma prova por mês.

Nesta fase, as equipas participantes – que têm de adoptar um nome que as identifique, como, por exemplo, «Albatrozes» - disputam um campeonato regional e o objectivo é a conquista desse campeonato regional.

Para o efeito, são consideradas sete regiões: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores. No que respeita ao Continente, é considerada a organização do Ministério da Educação e das suas cinco direcções regionais.

Aos sete vencedores regionais juntam-se as três segundas equipas mais pontuadas de todas as regiões. Estas dez equipas assim seleccionadas disputarão uma fase final em 14 de Março de 2009, a realizar em local a designar. Esta fase final apura a equipa vencedora do concurso «Na Senda de Darwin». O anúncio final será feito da seguinte forma: «A equipa X da Escola Secundária Y de (localidade) foi a grande vencedora do Concurso «Na Senda de Darwin».


Detalhes do Concurso



Mais informações e inscrições AQUI.

Sem comentários: