quinta-feira, novembro 13, 2008

Seminário de Geologia em Lisboa

SEMINÁRIOS

DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA MARINHA/ INETI

(Alfragide)


18 de Novembro às 14.00 horas



Prof. Fernando Santos

( DEGGE/FCUL )



TITLE:

Uso de métodos electromagnéticos para investigação on- e off-shore




ABSTRACT:
Os métodos electromagnéticos (EM) de prospecção geofísica têm sido usados com sucesso em prospecção mineira, geotérmica, hidrogeológica bem como em estudos de cariz ambiental (detecção e acompanhamento de plumas de contaminação). O uso dos métodos EM baseia-se no estudo da distribuição dos valores da condutividade eléctrica dos materiais que é fortemente influenciada pela presença de metais, de água, de substância não condutoras e pela temperatura. O método magneto-telúrico (MT) é um dos métodos cujos domínios de aplicação têm tido maior crescimento nos últimos anos. De facto, o MT tem sido utilizado em estudos de pequena escala e também de grande escala, em estudos nos continentes e também em estudos da crusta oceânica. A MT e os métodos de fonte controlada (CSEM - Controlled Source ElectroMagnetic) são hoje usados intensivamente na prospecção de hidrocarbonetos em zonas off-shore, complementando a informação adquirida por outros métodos. Nesta palestra serão abordados os fundamentos teóricos dos métodos EM sendo apresentados alguns resultados de campanhas on e off-shore.



Pessoas a contactar para os seminários do DGM/INETI:

Pedro Ferreira
e-mail: pedro.ferreira@ineti.pt
Telf: 214 705 516

Mário Mil-Homens
e-mail: mario.milhomens@ineti.pt
Telf: 214 705 516

3 comentários:

Carlos Faria disse...

era um tema que me interessava, mas esta vida de crusoe tem vantagens e desvantagens, onde a distância e o isolamento se situam no último grupo.
tenho acompanhado este blog e a sua luta que respeito e com a qual me solidarizo, mas como não sou professor não tenho deixado comentários, qualquer forma a fidelidade ao blog permanece e obrigado por ser um dos seguidores do geocrusoe

Carlos Faria disse...

já agora, se precisarem de alguma mãozinha na vossa passagem em 2009 pelo faial, terei muito gosto dentro das minhas possibilidades em estendê-la

Fernando Martins disse...

Caro amigo:

Obrigado por vir aqui e pelos seus comentários...
Em Abril, então, lá nos encontraremos e se precisar de uma ajuda (é claro que vou, pelos, menos, aceitar as suas sugestões...) aceitarei a sua amável oferta...!