sábado, janeiro 03, 2009

Se fosse em Portugal dava para fazer uma reunião plenária de deputados


Em Shandong
Cientistas chineses dizem ter encontrado a maior colecção de fósseis de dinossauros
01.01.2009 - 17h48 PÚBLICO

Uma equipa de investigadores da Academia chinesa das Ciências acredita ter encontrado a “Cidade dos Dinossauros”, ou seja, a maior colecção de fósseis destes animais. Desde Março foram descobertos 7600 ossos na província chinesa de Shandong.

Segundo a BBC online, a maioria dos ossos data do final do Cretáceo, período durante o qual os dinossauros se extinguiram, e os cientistas esperam conseguir compreender por que razão os dinossauros desapareceram da Terra.

Desde os anos 60 do século passado que Zhucheng, em Shandong, é considerada a “Cidade dos Dinossauros” devido às importantes descobertas aí realizadas. Mas os cientistas acreditam que um novo local encontrado no início de 2008, durante trabalhos de exploração mineira, é ainda mais importante. Tanto mais que, apenas de um único local de escavação com escassas centenas de metros foram desenterrados três mil ossos.

“Este grupo de dinossauros fossilizados é actualmente o maior alguma vez encontrado no mundo... em termos de área”, comentou Zhao Xijin, paleontólogo responsável pelas escavações, citado pela BBC online. A informação detalhada sobre a descoberta só será publicada em revistas científicas no final deste ano.

Segundo a BBC, as autoridades de Shandong estão a pensar criar ali um parque dedicado à paleontologia.

in Público on-line - ler notícia

Sem comentários: