domingo, fevereiro 28, 2010

Sismo no Chile - actualização (CM)

28 Fevereiro 2010 - 00h30

Tragédia: Autoridades falam de pelo menos 214 mortos mas consideram que o número final não deverá duplicar
Sismo devastador no Chile causa tsunami no Pacífico

A maior parte dos edifícios nas zonas atingidas ruiu por completo ou sofreu danos consideráveis

Um sismo com uma magnitude de 8,8 graus atingiu na madrugada de sábado o Chile causando a morte a pelo menos 214 pessoas. A violência do abalo, um dos mais intensos dos últimos cem anos, desencadeou um alerta de tsunami nas zonas costeiras do Oceano Pacífico, abrangendo países tão distantes como Rússia, Austrália, Indonésia, Filipinas e Japão.

O abalo fez-se sentir às 03h34 (06h34 em Lisboa), com epicentro a 35 km de profundidade junto a Cauquenes, localidade 75 km a noroeste de Concepción e 325 km a sul de Santiago. A cidade atingida com maior violência foi Concepción, mas o abalo causou estragos em cinco regiões, nomeadamente na capital, Santiago, onde dezenas de edifícios e infra-estruturas ruíram.

A terra tremeu durante quase dois minutos, arrasando edifícios, entre eles alguns hospitais, derrubando viadutos e pontes, arrancando árvores, cortando estradas e desencadeando incêndios. Um deles atingiu uma fábrica química em Lampa, na zona metropolitana de Santiago. Uma imensa nuvem tóxica escureceu o céu e forçou a evacuação de áreas residenciais.

As comunicações telefónicas e as ligações eléctricas deixaram de funcionar, dificultando o apuramento exacto do número de mortos e de feridos. O terramoto forçou ainda o encerramento do aeroporto de Santiago, levando os voos para o Chile que partiram antes da tragédia a serem desviados para a Argentina.

A região norte deste país foi, entretanto, abalada por outro sismo. Com uma magnitude de 6,1 na escala de Richter, foi um abalo superficial que terá causado pelo menos um morto. Refira-se ainda que na véspera o Japão foi também abalado por um sismo de 6,9 de magnitude.

A presidente chilena em fim de mandato, Michelle Bachelet, declarou "zonas de catástrofe" as regiões mais atingidas pelo sismo: Valparaíso, Libertador General Bernardo O’Higgins, Maulem Biobío e Araucanía, bem como a região metropolitana de Santiago. Bachelet e o seu sucessor, Sebastián Piñera, visitarão nos próximos dias as áreas mais atingidas.

Depois de atingir as ilhas chilenas Juan Fernández, onde fez pelo menos cinco mortos, e as cidades portuárias de Valparaíso e Talcahuano, um tsunami causado pelo abalo no Chile tocou terra na Ilha de Páscoa, nas Galápagos e no arquipélago Gambier, na Polinésia Francesa. Apesar de nestes locais não ter causado danos significativos, no Havai as autoridades alertaram as populações para riscos significativos e ordenaram a evacuação das regiões costeiras.


SISMOS VIOLENTOS

12/01/2010 – Haiti: um sismo de magnitude 7,0 matou mais de 230 mil pessoas, arrasando Port-au-Prince.

26/12/2004 – Samatra, Indonésia: um sismo de magnitude 9,2 desencadeia um tsunami de grande envergadura, que faz 250 mil mortos no Sudoeste Asiático.

28/03/1964 – Alasca, EUA: sismo de magnitude 9,2 mata 128 pessoas e causa danos elevados em Anchorage.

22/05/1960 – Chile, a sul de Concepción: sismo de 9,5 (o mais violento desde 1900, data dos primeiros registos de intensidade sísmica) faz mais de 1650 mortos. O tsunami desencadeado atinge o Havai e o Japão.


PORTUGAL SEM REGISTO DE VÍTIMAS

O Governo português não recebeu ontem qualquer indicação de que houvesse cidadãos lusos entre as vítimas mortais do violento terramoto ocorrido ao largo do Chile, país onde cerca de um milhar de pessoas estão registadas na embaixada de Portugal.

"Não temos conhecimento de qualquer vítima portuguesa", declarou fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, António Braga. A mesma fonte explicou que a tutela está a acompanhar a situação através do gabinete de emergência, mas adiantou que as comunicações com o país estavam "difíceis".

Perante a tragédia no Chile, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, enviou de imediato uma mensagem de condolências à sua homóloga, e "querida amiga" chilena, Michelle Bachelet, afirmando-se "profundamente consternado com os trágicos efeitos" do violento terramoto que sacudiu o território chileno.


FAMÍLIA DE MATÍAS A SALVO

Matías Fernández, o único desportista chileno a actuar em Portugal (jogador de futebol do Sporting), tem pais e irmãos totalmente a salvo do sismo que varreu o seu país natal, pois vivem em Villarreal (Espanha). Já a família da mulher habita em Viña del Mar, no Chile, uma estância de Verão perto de Santiago, mas estão bem de saúde. Pinilla, chileno que jogou no Sporting, disse que não conseguiu contactar com o pai. "No momento do terramoto ele estava em Concepción, na nossa casa. Ligo e não tenho resposta. Estou muito preocupado."


MAIS DADOS


Solidariedade mundial

Líderes políticos de todo mundo exprimiram solidariedade com o Chile e organizações humanitárias preparam ajuda.


Marinha retira navios

A Marinha dos EUA retirou seis navios de Pearl Harbour, Havai, devido à ameaça de tsunami.


Gasolina esgotada

A fuga para o interior do Havai deixou as gasolineiras sem combustível.

in CM - ler notícia

Sem comentários: