sábado, fevereiro 27, 2010

Efeitos do sismo do Chile no DN

Tragédia no Chile pode ser muito superior à do Haiti


O sismo de 8,8 que abalou o Chile pode ter feito mais mortes e causado mais destruição que o do Haiti, há mês e meio, em que morreram 300 mil pessoas.O sismo foi 500 a mil vez mais forte que o do Haiti. Já há 85 vítimas mortais confirmadas

Um sismo registado ao largo do Chile - e que o Instituto Geológico dos EUA estima ser de 8,8 na escala de Richter - causou pelo menos 86 mortos, segundo a primeira avaliação anunciada pela presidência do país. Entre as vítimas não há, para já, registo de portugueses. A presidente chilena já declarou o estado de catástrofe.

O sismo que, segundo o observatório norte-americano teve uma dimensão com "potencial para gerar um tsunami destrutivo que pode atingir a costa mais próxima do epicentro em minutos e as zonas de litoral mais afastadas em horas", foi seguido de uma réplica de 6,2 graus na escala de Richter.

Embora não seja ainda possível verificar a amplitude dos estragos, as agências internacionais descrevem um cenário de ampla destruição com muitos danos materiais.
O fenómeno, com maior intensidade junto à costa do Chile, foi sentido também em países próximos, tendo sido dado o alerta de tsunami nesse país, no Peru e no Equador tendo o Japão reactivado o alerta também.

Segundo o observatório US Geological Survey, dos Estados Unidos, o terramoto ocorreu às 03:34 locais (06:34 em Lisboa), com epicentro a 317 quilómetros a sudoeste da capital do Chile, Santiago, a 59,4 quilómetros de profundidade.

in DN - ler notícia

Sem comentários: