sábado, fevereiro 13, 2010

Humor solar


«Sol»: as reacções e as piadas no Twitter

Anónimos, jornalistas, bloguers e até Fernanda Câncio comentam providência cautelar na Internet


Mais ou menos conhecidos, os aficionados do Twitter não deixaram de «noticiar» e comentar a providência cautelar que tem como objectivo impedir a publicação de escutas na edição desta sexta-feira do jornal Sol. Entre anónimos, jornalistas e bloguers muitos foram os que deixaram a sua opinião/piada e até Fernanda Câncio, jornalista e ex-namorada do primeiro-ministro, comentou o tema.

«fcancio estou banza: será q vi um deputado do pcp a dizer sobre a providência cautelar q é "inquietante"?», disse a jornalista. Já o blogue blasfémias comentou questão privada/pública do tema.

«Blasfémias: Alguém me consegue explicar o que é privado numa conversa em que detentores de cargos em empresas estatais ou onde o Estado detém uma golden share resolvem explicar com pensam aplicar o nosso dinheiro- A não ser o receio de que se estrague o negócio - e esse problema já não se coloca - se um senhor da PT fala com um senhor da REN sobre investimentos nos media não com o dinheiro deles mas sim com o nosso, o que é privado nesse colóquio? Expurgue-se a coisa de tudo o que for privado - cumprimentos, o adeus, o até já - porque o resto é mesmo público.»

Deixando do lado o registo sério do tema, pelo menos no twitter, a maioria dos post aproveitaram o momento para deixar algumas piadas sobre o acontecimento que está a dominar a actualidade política e social, uma vez que cada vez mais o caso Face Oculta transcende estas esferas. O conhecido blogue do 31 armada não resista à «graçola de oportunidade: Sol e o brilhantismo táctico do PS - Vai ser a primeira vez que um jornal bate recordes de vendas sem notícias lá dentro.

Numa segunda graçola o blogue escreve: Consta que o Instituto Sá Carneiro estará disponível para publicar um PDF do Sol, numa alusão à crónica de Mário Crespo que, depois de ter visto a sua publicação negada no Jornal de Notícias, «apareceu» publicada no referido instituto.

Já Pedro Sales, assessor de imprensa do Bloco de Esquerda optou pela ironia. «A edição de amanhã do SOL vai fazer mais pelo combate à iliteracia do q qualquer plano nacional de leitura. O Governo devia estar agradecido.»

Entre os jornalistas, Henrique Monteiro, director do jornal Expresso, declarou «A providência cautelar é um escândalo, é abrir a porta à censura prévia». A afirmação foi subscrita por vários outros jornalistas, nomeadamente Luciano Alvarez, editor de política do jornal Público.

Ainda entre os jornalistas, coube a Carlos Lima, jornalista do Diário de Notícias, outro tipo de registo Hoje ficou provado que o senhor Rui Pedro Soares tem jeito para o Marketing. Num dia fez mais pelo SOL do que 500 campanhas publicitárias.

Houve ainda muitos outros twets, nomeadamente, de vários cidadãos. Ficam aqui alguns dos escolhidos.

boloposte As escutas sofrem do complexo de Ícaro: chegaram demasiado perto do Sol e caíram. (Desculpem se já alguém se tinha lembrado desta.)

sfoliveira O Sol está a vender escutas por fascículos, não é?

vitorcunha Porque é que o Sol não pede uma providência cautelar que impeça Sócrates de falar? Isso resolvia o problema das escutas pela raiz.

in IOL Diário - ler notícia aqui

Sem comentários: