quinta-feira, abril 15, 2010

Consequências em Portugal da erupção islandesa

15 Abril 2010 - 19h41
Três mil passageiros afectados
Portugal com 163 voos cancelados

Cento e sessenta e três voos foram cancelados esta quinta-feira em Portugal, a maioria em Faro, na sequência do vulcão que entrou em erupção na Islândia e provocou uma nuvem de cinza na Europa, divulgou a ANA - Aeroportos de Portugal.

Faro foi o aeroporto mais penalizado com 104 voos cancelados, refere a ANA, em comunicado.

A maioria das ligações deste aeroporto são com o Reino Unido, pelo que foi o mais atingido por esta perturbação atmosférica.

O cancelamento de voos da TAP na sequência da erupção vulcânica na Islândia afetou cerca de 3.000 passageiros, que poderão alterar as suas reservas para datas posteriores sem qualquer penalização, assegurou a Transportadora Aérea.

De acordo com um comunicado da TAP, foram cancelados 17 voos da transportadora nacional ao longo do dia para Copenhaga, Estocolmo, Helsínquia e Oslo, na Escandinávia, e Londres, Amesterdão Bruxelas e Hamburgo.

No Aeroporto de Lisboa foram cancelados 34 voos, entre 19 partidas e 15 chegadas, enquanto no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foram 16 voos.

No Aeroporto da Madeira, oito voos foram cancelados, enquanto nos Açores apenas uma ligação ficou cancelada.

"A maioria dos destinos e origens destes voos são na Europa Central, Europa do Norte e sobretudo Reino Unido", disse a ANA - Aeroportos de Portugal.

Na mesma nota, a empresa aconselha os passageiros com voos para esta quinta ou sexta-feira a confirmarem o voo antes de se dirigirem ao aeroporto.

As nuvens de cinzas foram provocadas pela erupção, na quarta feira de manhã, de um vulcão do glaciar Eyjafjallajokull, no sul da Islândia.

Cerca de 800 pessoas já foram retiradas das suas habitações no sul do País.

Por todo o Mundo foram cancelados vários voos com destino ao Norte e centro da Europa devido a preocupações de segurança.

PERTURBAÇÕES PODEM DURAR DOIS DIAS

As perturbações no tráfego aéreo europeu provocadas pela nuvem de cinzas vulcânicas proveniente da Islândia podem durar dois dias, mas depende da evolução da nuvem, declarou esta quinta-feira um porta-voz da agência europeia para a segurança aérea, Eurocontrol.

"Consideramos que entre 4000 e 5000 voos podem ser afetados em 24 horas até à meia-noite de hoje", referiu a porta-voz Kyla Evens.

A Europa regista normalmente 28 mil voos por dia, acrescentou.

Uma enorme nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão islandês obrigou esta quinta-feira grande parte dos aviões no Norte da Europa a ficarem no solo.

O vulcão, no glaciar Eyjafjllajokull, no sul da Islândia, registou na quarta-feira a segunda erupção em menos de um mês. Devido à erupção vulcânica, cerca de 800 pessoas foram retiradas da região.



in CM - ler notícia

Sem comentários: