quinta-feira, setembro 23, 2010

Um actividade interessante em Lisboa

Jornadas Europeias do Património
Galerias Romanas da Rua da Prata abertas ao público

A entrada é gratuita e as galerias vão estar abertas das 10.00 às 18.00 horas

Construídas há cerca de dois mil anos, as Galerias Romanas da Rua da Prata vão estar abertas ao público a partir desta sexta-feira no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património.

Apesar de uma construção primitiva, esta estrutura ainda hoje sustém muitos dos edifícios da baixa pombalina.

“Os prédios que estão por cima desta estrutura romana, são seguramente os mais fortes de Lisboa em caso de ruína “, afirma António Marques, arqueólogo do Museu da Cidade.

As Galerias Romanas foram pela primeira vez identificadas e descritas durante a reconstrução de Lisboa, na sequência do grande terramoto de 1755.

A estrutura é de carácter criptopórtico, usada na construção de edifícios em zonas difíceis do ponto de vista tipográfico ou geológico. No caso de Lisboa, devido ao subsolo instável, terá servido para comportar edifícios de actividade mercantil em finais do Século I a.C. e inícios dos século I d.C. “Lisboa era a cidade mais ocidental do Império Romano e toda a ligação comercial passava por ela. Por isso os Romanos optaram por esta solução arquitectónica”, assegura o arqueólogo.

As Galerias Romanas teriam uma dimensão maior daquela que se conhece, pois com a construção de novos prédios uma boa parte ficou bloqueada: “Só com obras aos edifícios poderemos escavar”, conclui António Marques.

É apenas possível visitar a estrutura uma vez por ano já que as águas que chegam à construção, que são sobretudo subterrâneas e maior parte delas vindas de uma fenda que envolve a galeria, inundam esta solução de engenharia romana.

Durante os próximos três dias de apresentação ao público, a entrada é gratuita e as galerias vão estar abertas das 10.00 às 18.00 horas. As visitas vão ser acompanhadas por técnicos do Museu da Cidade.

in CM - ler notícia

NOTA: mais informações AQUI. De notar que actividade termina dia 24 de Setembro, 6ª...

Sem comentários: