terça-feira, outubro 26, 2010

Afinal houve tsunami em Samatra...

Autoridades contam 380 desaparecidos
Indonésia: tsunami varre aldeias inteiras e causa pelo menos 40 mortos

As autoridades indonésias actualizaram em alta o balanço de vítimas do mini-tsunami de ontem à noite em Sumatra, com pelo menos 40 mortos e 380 pessoas desaparecidas na vaga gigantesca gerada por um terramoto no mar.

O chefe do governo regional da área mais afectada, Hendri Dori Satoko, afirmou à Metro TV que alguns dos desaparecidos poderão ter procurado refúgio nas zonas mais altas das ilhas.

Horas antes, as autoridades locais tinham revelado que dos 200 habitantes da aldeia costeira de Betu Monga, nas ilhas Mentawai, apenas 40 foram encontrados – todos estes com vida. “Há pessoas que nos contam que não conseguiram segurar os filhos, que estes foram levados pela corrente”, descreveu um outro responsável do governo local, citado pela agência noticiosa britânica Reuters.

Esta mesma fonte deu conta que numa outra aldeia vizinha a Betu Monga, Malakopa, morreu pelo menos uma pessoa e duas outras estão desaparecidas também devido a este tsunami muito localizado.

O terramoto, de 7,5 de magnitude, ocorreu a 78 quilómetros a oeste de Pagai Sul, nas Mentawai, na noite de segunda-feira, gerando vagas que entraram furiosamente até mais de 600 metros de terra em algumas das aldeias costeiras, em alguns casos passando sobre os tectos das casas. Em toda a área uns 80 por cento das habitações ficaram parcialmente danificadas ou totalmente destruídas, além de que há uma significativa escassez de alimentos.

“As pessoas vão precisar de alimentos e abrigo. A chuva está a cair com muita força e os ventos são muito fortes”, contou por seu lado um agente de polícia do distrito de Sikakap, que engloba as aldeias afectadas.

O director da unidade de resposta aos desastres naturais do Ministério da Saúde anunciou, em comunicado, que foram encontrados já os corpos de duas pessoas perto da ilha de Sipora e que muitas estão desaparecidas – mas aqui já sem precisar um número.

Sem comentários: