terça-feira, outubro 26, 2010

Erupção na Indonésia

19 mil habitantes retirados do local
Indonésia: Vulcão Merapi entra em erupção


O vulcão indonésio Merapi, localizado na ilha de Java, entrou esta terça-feira em erupção, emitindo por três ocasiões nuvens e cinzas vulcânicas, indicou um vulcanólogo.


"Ouvimos três explosões por volta das 18.00 horas (12.00 horas em Lisboa), que lançaram cinzas até 1,5 quilómetros de altitude e nuvens de vapor ao longo das encostas" do vulcão, afirmou Surono, responsável pela vigilância dos vulcões indonésios.

As autoridades indonésias ordenaram na segunda-feira a retirada de cerca de 19 mil pessoas que vivem num raio de 10 quilómetros, depois de terem elevado o nível de alerta para erupção iminente.

O vulcão Merapi, situado a 26 quilómetros a norte da cidade de Yogyakarta, é um dos 129 vulcões indonésios activos com maior actividade, entrando em erupção, em média, de quatro em quatro anos.

O vulcão, que entrou em erupção pela última vez em 2006, já tinha lançado na segunda-feira pequenas quantidades de lava que atingiram o rio Gendol.

As autoridades oficiais explicaram então que a erupção do Merapi poderia ser idêntica à ocorrida em 1930 quando soterrou 13 aldeias e provocou a morte a 1.400 pessoas.

Em 2006, o vulcão entrou em erupção depois de um terramoto em Yogyacarta e provocou uma nuvem de cinza e gás que causou dois mortos.

Sem comentários: