terça-feira, fevereiro 22, 2011

O Anel de Fogo do Pacífico inquieta-se na Nova Zelândia

Magnitude de 6,3 na escala de Richter
Sismo na Nova Zelândia faz pelo menos 65 mortos




Um sismo de magnitude 6,3 na escala de Richter abalou esta segunda-feira a cidade de Christchurch, no sul da Nova Zelândia, e já fez pelo menos 65 mortos. Centenas de pessoas estão soterradas debaixo dos escombros.

O sismo foi sentido às 12h51 locais (23h51 em Portugal) e o epicentro situou-se a cinco quilómetros de Christchurch, a apenas quatro quilómetros de profundidade, avançou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos. Foram já sentidas várias réplicas (a mais forte de 5,6 na escala de Richter).

O primeiro-ministro, John Key, citado pela AFP, confirmou pelo menos 65 mortos, não descartando que o número venha a aumentar. Este "poderá mesmo ser o dia mais negro da Nova Zelândia", considerou. O número de mortos já fez deste o segundo pior sismo do país, só ultrapassado por um tremor-de-terra de magnitude 7,9 em 1931 na Baía Hawke. Morreram 286 pessoas.

Bob Parker, mayor da cidade, citado pela Reuters, alertou que, pelo menos, 200 pessoas podem estar ainda debaixo dos escombros. Várias dezenas estarão soterradas debaixo do edifício Pyne Gould Guinness, de vários andares, que ruiu como um "baralho de cartas", avança o jornal "New Zealand Herald".

Mas as operações de resgate estão a ser dificultadas por causa da chuva que entretanto começou a cair na cidade, pelo anoitecer e pela descida acentuada das temperaturas.

A tutela assegura que o principal hospital de Christchurch está operacional, mas apela a que apenas os feridos mais graves acorram à unidade, já que também parte do edifício precisou de ser evacuado. Para facilitar as operações, foram montadas algumas zonas de triagem de campanha.

Há registos de estragos significativos em alguns edifícios da segunda maior cidade do país. Parker informou que 25 prédios de dimensão significativa já não terão recuperação possível. O sismo levou ainda ao corte de estradas e a quebras de energia e de telecomunicações em diversas áreas. Grande parte da cidade terá a situação eléctrica normalizada dentro de 24 a 36 horas mas nas áreas mais gravemente atingidas pelo sismo tal só deverá acontecer no espaço de uma ou duas semanas.

No seu site, a polícia neozelandesa informa que o centro da cidade está a ser evacuado para evitar mais danos que advenham dos efeitos do sismo nas infra-estruturas. A polícia refere “múltiplos incidentes foram reportados de várias localizações do centro da cidade, incluindo um acidente com dois autocarros na sequência de edifícios que ruíram”.

As autoridades garantem que estão a trabalhar no terreno e a tentar dar resposta a todas as emergências. A polícia apela a todos os que tiveram de sair das suas casas que informem o posto de defesa mais próximo. A maioria das pessoas abrigou-se num estádio da cidade.

A polícia local pediu já ajuda das forças de emergência nacionais para evacuar a cidade e procurarem mais vítimas e feridos. De acordo com informações avançadas pelo jornal local "Christchurch Press", 35 militares estão no local a prestar os primeiros socorros nas zonas mais afectadas e outros 250 deverão chegar dentro de horas.

O Ministério da Protecção Civil neozelandês, no seu site, aconselha as pessoas a utilizarem mensagens escritas para comunicar e diz estar a preparar instalações provisórias para albergar todos os que necessitarem.

O primeiro-ministro convocou já uma reunião do gabinete de emergência.

Segundo David Coetzee, da protecção civil da Nova Zelândia, citado pela rádio nacional, este sismo terá causado mais estrados que o de quatro de Setembro do ano passado, que foi de magnitude 7,1 e que não causou qualquer vítima mortal. O sismo de Setembro aconteceu durante a noite, pelo que quase não circulavam pessoas na rua, ao contrário deste.

A Nova Zelândia, situada entre as placas tectónicas do Pacífico e Indo-australiana, regista em média mais de 14 mil sismos por ano; apenas cerca de 20 ultrapassam a magnitude 5.

Christchurch, com pouco mais de 390 mil habitantes, é a maior cidade da ilha Sul da Nova Zelândia e a segunda maior área urbana do país, depois de Auckland (1.354.900), na ilha Norte. Wellington, também na ilha Norte, é a capital neozelandesa mas tem apenas cerca de 389 mil habitantes.Situada na costa Este, Christchurch foi elevada a cidade a 31 de Julho de 1856, tornando-a oficialmente a mais antiga cidade da Nova Zelândia.

in Público - Notícia em actualização

Sem comentários: