sábado, agosto 27, 2011

Cesária nasceu há 70 anos

 (imagem daqui)
Cesária Évora (Mindelo, 27 de Agosto de 1941), também conhecida como «a diva dos pés descalços», é a cantora cabo-verdiana de maior reconhecimento internacional de toda história da música popular. O género musical com o qual ela é mais relacionada é a "morna", por isso também recebe o cognome de "Rainha da Morna" (mesmo tendo sido bastante sucedida com diversos outros géneros musicais).


Sodade - Cesária Évora

Quem mostra' bo
Ess caminho longe?
Quem mostra' bo
Ess caminho longe?
Ess caminho
Pa São Tomé

Sodade
Sodade
Sodade
Dess nha terra São Nicolau

Si bô 'screvê' me
'M ta 'screvê be
Si bô 'squecê me
'M ta 'squecê be
Até dia
Qui bô voltà

Sodade sodade
Sodade
Dess nha terra São Nicolau

NOTA: para quem não sabe crioulo cabo-verdiano, uma tradução:

Saudade

Quem te mostrou
Este caminho longe?
Quem te mostrou
Este caminho longe?
Este caminho 

Para São Tomé.

Saudade
Saudade
Saudade
Da minha terra São Nicolau

Se tu me escreves,
Também eu te escrevo
Se tu me esqueceres
Eu esqueço-te
Até o dia
Que tu regressares

Saudade
Saudade
Saudade
Da minha terra São Nicolau

Sem comentários: