quinta-feira, agosto 25, 2011

O Rei dos castelos românticos bávaros nasceu há 166 anos

Luís Otto Frederico Guilherme de Wittelsbach (em alemão: Ludwig Otto Friedrich Wilhelm von Wittelsbach) (Munique, 25 de Agosto de 1845 - Munique, 13 de Junho de 1886), foi rei da Baviera, Duque de Zweibrücken e Conde Palatino do Reno de 1864 a 1886. Recebeu durante a vida cognomes desfavoráveis, sendo por vezes chamado de Swan King ("Rei Cisne") pelos ingleses e de der Märchenkönig ("Rei de Contos de fadas") pelos alemães .
Também foi chamado de Rei Louco, devido a uma alegada doença mental que o levou a ser deposto um dia antes de sua misteriosa morte. Sua deposição não foi amparada por nenhum exame médico as questões sobre seu "diagnóstico" permanecem controversas. Uma das frases mais citadas por ele foi: "Desejo continuar sendo um eterno enigma para mim mesmo e para os outros.".
Luís é mais conhecido como um excêntrico, cujo legado se confunde com a história da arte e da arquitectura. Ele encomendou a construção de vários castelos e palácios extravagantes - sendo o Castelo de Neuschwanstein o mais famoso deles - e foi um patrono devotado do compositor Richard Wagner. Graças ao seu "legado arquitectónico", a região da Baviera tem o turismo como principal receita nos dias actuais e muitos ainda o veneram.


Castelo de Neuschwanstein

Sem comentários: