quinta-feira, janeiro 26, 2012

Eddie Van Halen - 57 anos

Edward Lodewijk Van Halen, mais conhecido como Eddie Van Halen (Nimegue, 26 de janeiro de 1955), é um guitarrista e produtor musical holandês radicado nos Estados Unidos, co-fundador da banda Van Halen.
É filho de Jan Van Halen e Eugenia Van Halen. Viveu em Amesterdão até 1962, quando sua família mudou-se para Pasadena, Califórnia, Estados Unidos.
Juntamente com seu irmão Alex Van Halen, Eddie fundou a banda Van Halen, famosa internacionalmente no campo do hard rock. Hoje em dia, conta com seu filho, Wolfgang Van Halen, como baixista do Van Halen.
No início da carreira, Eddie tocava bateria e teclado e Alex (irmão de Eddie) tocava guitarra e estudava teclado junto ao irmão, Eddie. Com o tempo Alex ficou melhor que Eddie na bateria, e Eddie passou a treinar guitarra, o superando. Eddie Van Halen é considerado um dos melhores guitarristas que o mundo já se conheceu, sua rapidez e criativade chamaram atenção do mundo logo no seu primeiro disco Van Halen, com a faixa "Eruption". Dizem que Eddie aumentava a potência de seus amplificadores a cada show, usando o máximo de força que seus amplificadores podem aguentar; hoje isso não é mais frequente. Criador e popularizador de muitas técnicas, este guitarrista tem influenciado milhares e milhares de guitarristas há mais de duas décadas, popularizando assim, a técnica do tapping.
Eddie Van Halen costuma fazer papéis secundários em filmes e séries. Talvez a mais memorável aparição dele tenha sido no primeiro filme de RoboCop, onde viveu Keva Rosenberg, um cidadão comum que dá sua opinião sobre a greve dos policiais a um repórter.
Eddie é guitarrista e tecladista da banda que possui seu sobrenome (Van Halen); Foi convidado pelo cantor Michael Jackson a gravar o solo da música "Beat It", do álbum Thriller, juntamente com o guitarrista Steve Lukather (Toto) que também participou da mesma música. Eddie é amplamente considerado um dos melhores guitarristas vivos, recebendo diversas honrarias e menções pelas mais variadas revistas especializadas no assunto. Ocupa a 8ª colocação na lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos pela revista Rolling Stone e a 7º posição na lista da Gibson dos 50 melhores guitarristas de todos os tempos.


Sem comentários: