segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Josh Groban - 31 anos

Josh Groban, nome artístico de Joshua Winslow Groban, é um cantor/compositor nascido em Los Angeles em 27 de fevereiro de 1981. Filho de uma professora com um empresário ele tem ainda um irmão 4 anos mais novo, Chris, nascido no mesmo dia.

Considerado um dos cantores mais expressivos dos Estados Unidos da América, Josh Groban faz uma mistura de música clássica com o pop, resultando num som ímpar; com seus singelos 1,77 m, traz consigo não só a firmeza de uma voz madura mas a jovialidade de um rapaz que consegue tocar-nos com sua música.
Estudante da Bridges Academy, ele estudava teatro após o período normal de aulas. Entre 1997 e 1998 ele passou a ter aulas de canto fora da escola, além de a frequentar a Interlochen Center for the Arts, em Michigan, onde recebeu o seu diploma em Teatro Musical (Music Theatre). Em 1998 Josh Groban foi apresentado ao arranjador, produtor e ganhador do Grammy David Foster com quem trabalhou como cantor de ensaios para vários eventos, incluindo a posse de Gray Davis como governador da Califórnia em janeiro de 1999 e, no mesmo ano, o Grammy Awards- cantando com Céline Dion a música The Prayer. Vale ressaltar que, nesta época, ele tinha apenas 17 anos. Ele ainda tentou estudar Drama na Carnegie Mellon University, mas abandonou a faculdade após apenas 4 meses de curso.

Através da gravadora de Foster, Josh Groban recebeu o convite para o contrato gravação com a Warner Bros. Records. Sob a influência de seu mentor, ele gravou seu primeiro álbum mais focado em músicas clássicas. A partir de então ele passou a participar de alguns eventos como o DVD da turnê de Sarah Brightman La Luna World Tour 2000/2001, cantando com ela There For Me, cantou com Lara Fabian a música For Always da trilha sonora de A.I. - Inteligência Artificial (2001), participou de vários shows beneficentes como o The Andre Agassi Grand Slam Event For Children - cantando ao lado de artistas como Elton John,Stevie Wonder e Robin Williams - ou o Muhammad Ali's Fight Night Foundation que homenageou o ator Michael J. Fox, dentre outros.
O criador da série Ally McBeal, David E. Kelley, ao assistir uma das performances de Josh, ficou tão impressionado com seu talento que, no episódio final da temporada de maio de 2001 da série, criou para ele o papel de Malcolm Wyatt. Nesta ocasião Josh cantou a música You're Still You e a resposta do público foi tão favorável que ele voltou a interpretar o papel em outro episódio, cantando então "To Where You Are".
Em 2004, gravou a música Remember Me, trilha sonora do filme Tróia (Troy), estrelado por Brad Pitt e Orlando Bloom.
Josh lançou em 9 de outubro de 2007 um álbum especial de natal, Noël, que vendeu mais de 3,6 milhões de cópias e durante 11 semanas dominou os hits dos EUA.
Em 2009, Josh gravou uma participação no álbum Mi Plan da cantora luso-canadiana Nelly Furtado com a música Silencio.
Em 2010, participou da regravação de We are the World.
Josh fez uma participação em Glee. Em Acafellas (episódio 3 da 1º temporada), Josh vai a um show de Will, Puck, Finn, Ken e Sandy, lá ele se explica com Sandy e fala para ele parar de mandar emails e ligar para ele. Em Journey (último episódio - 22 - da 1º Temporada), ele é um dos jurados das regionais e entrega o troféu de 1º lugar a Vocal Adrenaline.


Sem comentários: