terça-feira, maio 29, 2012

Mais um sismo com mortos em Itália

Abalo sentido de manhã
Sismo no Norte de Itália faz dez mortos

O epicentro do sismo de magnitude 5,8 foi registado perto de Modena (Foto: Geppy Toglia/AFP)

O epicentro do sismo de magnitude 5,8 foi registado perto de Modena (Foto: Geppy Toglia/AFP)

O abalo desta terça-feira foi detectado nas estações da rede sísmica portuguesa Foto: Pierre Teyssot/AFP


O terramoto de dia 20, na mesma região, fez sete mortosFoto: Giorgio Benvenuti/Reuters/arquivo


Um forte sismo foi sentido nesta terça-feira de manhã no Norte de Itália. O balanço provisório aponta para pelo menos dez mortos.

O último balanço ainda provisório do número de vítimas do terramoto na região de Modena foi avançado à Reuters por uma fonte não identificada da Cruz Vermelha de Itália e pela polícia local, citada pela imprensa italiana. O número de feridos e de pessoas dadas como desaparecidas não é exacto. Os danos materiais são visíveis em algumas localidades.

O epicentro do sismo de magnitude 5,8 foi registado a 30 quilómetros de Modena, próximo da zona do abalo do passado dia 20 de Maio, e a quase 10 quilómetros de profundidade, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Itália e os da U.S. Geological Survey, organização norte-americana que monitoriza dados sísmicos. Posteriormente, foram registadas réplicas.

A imprensa italiana descreve um "forte sismo", sentido em toda a região Norte do país, pelas 09.00 horas locais (08.00 em Portugal continental). O jornal italiano Corriere della Sera afirma, na edição online, que foram evacuadas lojas em Bolonha e escritórios em Milão. A circulação ferroviária também em Bolonha foi suspensa.

O Instituto de Meteorologia, por seu lado, informa em comunicado que "este sismo foi detectado nas estações da rede sísmica nacional, tendo as primeiras ondas do sismo sido registadas às 08.03 (hora de Portugal continental) na estação sísmica de Bragança".

As imagens da destruição


No passado dia 20 de Maio, na mesma região, um outro sismo de magnitude 6 provocou sete mortos, 50 feridos e avultados danos materiais – centenas de edifícios ficaram destruídos ou danificados. Este terramoto, que durou 20 segundos, ocorreu às 04.05 (03.05 horas em Portugal continental), a dez quilómetros de profundidade e a 36 quilómetros de distância da cidade de Bolonha, na região de Modena, mais concretamente em Emilia (Norte).

Milhares de pessoas dormiram em carros e em tendas montadas na rua nas noites que se seguiram ao abalo de 20 de Maio (um domingo), que danificou também “significativamente” parte do património cultural e arquitectónico da região.

O último grande sismo registado em Itália foi o abalo de magnitude 6,3, na cidade de L'Aquila, em 2009, quando morreram 300 pessoas.

O momento do abalo nesta terça-feira



Sem comentários: