domingo, maio 20, 2012

O sismo desta noite em Itália - uma notícia

Há, pelo menos, 50 feridos
Sismo em Itália mata seis pessoas e lança pânico nas ruas

Torre parcialmente destruída em Finale Emilia, perto do epicentro do sismo (Giorgio Benvenuti/Reuters)

Efeitos do sismo em Finale Emilia (Giorgio Benvenuti/Reuters)

Efeitos do sismo em Finale Emilia (Giorgio Benvenuti/Reuters)

Giorgio Benvenuti/Reuters

Giorgio Benvenuti/Reuters

Um dos edifícios danificados em Sant' AgostinoGiorgio Benvenuti/Reuters

O Norte de Itália foi abalado esta noite por um sismo de magnitude 6,0 na escala de Richter. Uma actualização do balanço de vítimas feita pela agência noticiosa ANSA dá conta de seis mortos, o dobro do que era avançado nas primeiras informações. Pelo menos outras 50 pessoas ficaram feridas.

O sismo, que durou 20 segundos, aconteceu às 04.05 horas (03.05 horas em Portugal), a dez quilómetros de profundidade e a 36 quilómetros de distância da cidade de Bolonha, na região de Modena.

Uma das vítimas mortais era um funcionário de uma fábrica em Ponte Rodoni di Bondeno, que produz materiais de isolamento para habitações. Quando faltavam apenas 56 minutos para o seu turno acabar, o homem foi apanhado pelo desabamento de uma parte do telhado do edifício.

Dois outros funcionários, que também faziam o turno da noite, morreram numa unidade de fabrico de ladrilhos para pavimentos na cidade de Sant’Agostino, em Ferrara. "Ele nem era suposto ter estado lá. Mudou o turno com um amigo que queria ir à praia", contou a mãe de uma das vítimas.

O abalo sísmico, o mais forte registado em Itália nos últimos três anos, foi sentido em todo o Nordeste do país – nomeadamente nas cidades de Bolonha, Ferrara, Verona e Mântua – e foi seguido de várias réplicas, a mais forte das quais de 5,1 de magnitude. Na região de Modena, 50 pessoas ficaram feridas, sem gravidade. Várias casas ficaram danificadas e os hospitais da região foram evacuados, como medida de segurança. As equipas de socorro estão à procura de pessoas que tenham ficado debaixo dos escombros.

Em Bolonha e em outras cidades, milhares de habitantes acordaram a meio da noite e saíram à rua em pânico. As centrais telefónicas dos bombeiros depressa ficaram saturadas. "Saí para a rua de pijama", disse um homem a uma estação de televisão, citada pela agência britânica Reuters.

As primeiras imagens difundidas pelas televisões mostram casas parcialmente destruídas e destroços amontoados nas ruas. São muitos os edifícios históricos e igrejas danificados pelo tremor de terra. O castelo medieval da cidade de San Felice sul Panaro, perto do epicentro do sismo, foi um dos edifícios mais danificados e há quem receie o desabamento de uma das suas torres.

Horas mais tarde, um outro abalo, de 4,1 de magnitude, foi registado na Lombardia, nas províncias de Modena, Mântua, Ferrara e Rovigo, sem causar danos.

O último grande sismo registado em Itália foi o abalo de 6,3 de magnitude, na cidade de L'Aquila, em 2009. Morreram cerca de 300 pessoas.



Sem comentários: