terça-feira, maio 22, 2012

O Unabomber faz hoje 70 anos

Theodore John Kaczynski (Chicago, 22 de maio de 1942), mais conhecido como Unabomber, é um matemático norte-americano, escritor e ativista político, condenado a prisão perpétua na sequência de uma série de atentados à bomba.
Kaczynski nasceu em Chicago, Illinois, onde, como uma criança prodígio intelectual, se destacou academicamente desde tenra idade. Kaczynski foi aceite na Universidade de Harvard, com a idade de 16 anos, onde obteve uma licenciatura, e mais tarde obteve um Doutoramento em Matemática, pela Universidade de Michigan. Ele tornou-se professor assistente na Universidade da Califórnia, em Berkeley, aos 25 anos, mas renunciou ao cargo dois anos depois.
Em 1971, mudou-se para uma cabana isolada, sem eletricidade ou água corrente, em Lincoln, Montana, onde viveu como um eremita, ao aprender técnicas de sobrevivência, numa tentativa de se tornar auto-suficiente. Ele decidiu iniciar uma campanha de envio de bombas por correio, vindo depois a assistir ao desaparecimento dos espaços naturais em torno de sua casa serem destruídos pelo desenvolvimento e ocupação humanas.
De 1978 a 1995, Kaczynski enviou 16 bombas a diversos alvos, incluindo famosos cientistas, universidades e companhias aéreas, matando três pessoas e ferindo 23. Kaczynski enviou uma carta ao The New York Times em 24 de abril de 1995 e prometeu "a desistir de terrorismo" se o Times ou o Washington Post publicasse seu manifesto. Na sua Sociedade Industrial e o seu Futuro (também chamado de "Manifesto Unabomber"), ele argumentou que seus atentados foram extremos, mas necessários para atrair a atenção para a erosão da liberdade humana exigido pelas tecnologias modernas que exigem organização em larga escala.
Antes da identidade de Kaczynski ser conhecida, o FBI usou o título "UNABOM" para se referir ao seu caso, o que resultou que os media o chamassem de Unabomber. Apesar dos esforços do FBI, ele não foi preso como resultado desta investigação. Em vez disso, a sua cunhada e o seu irmão reconheceram o estilo de Kaczynski de escrever no manifesto e avisaram o FBI. Advogados de Kaczynski foram nomeados pelo tribunal, mas eles acabaram demitidos porque queriam alegar insanidade para evitar a pena de morte, apesar de que Kaczynski não acreditava que era louco. Quando se tornou claro que seu julgamento pendente implicaria a exposição na televisão nacional para Kaczynski, o tribunal entrou em um acordo de confissão, sob a qual ele se declarou culpado e foi sentenciado à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional. Theodore Kaczynski foi designado um "terrorista doméstico" pelo FBI. Alguns autores anarquistas, como John Zerzan e John Moore, vieram em sua defesa, mantendo algumas reservas sobre suas ações e idéias.
Seus alvos eram maioritariamente cientistas informáticos, geneticistas e outros tecnocratas famosos, também referidos, por entre aqueles que partilham a linha política do Unabomber, como sendo os "arquitetos da Nova Ordem Mundial".

Sem comentários: