terça-feira, setembro 18, 2012

Hoje o Fado e Canção de Coimbra, bem como a música portuguesa, estão mais pobres...

Reacções: "Morreu a voz que simbolizava o Fado de Coimbra"

Amigos lembram Luiz Goes como um homem de grande carácter

O cantor Luiz Goes morreu esta terça-feira aos 79 anos.

Francisco José Viegas, secretário de Estado da Cultura
"É um dos mais representativos intérpretes da canção de Coimbra. A sua voz característica de barítono e a versatilidade com que abraçou diferentes estilos daquele género foram marcas distintivas de um percurso artístico pautado por uma vasta atividade como autor e intérprete. A sua voz marcou diversas gerações e permanecerá como uma lembrança de grande intensidade para todos os que são sensíveis à canção de Coimbra”.

Virgílio Caseiro, maestro
“Luís Goes começou, com Zeca Afonso, um novo género musical, a Balada, com belíssimos poemas de crítica social, e foi decisivo para a procura de novos rumos. Tinha uma voz forte e quente, de barítono. Um homem de grande carácter e verticalidade. Vai ficar eternizado.”

Rui Pato, músico
“É uma grande perda, era um grande poeta, um grande músico e um grande homem”, sublinhou Rui Pato, acompanhante de vários destacados intérpretes da canção de Coimbra, entre eles o trovador José Afonso. Morreu a voz que simbolizava o Fado de Coimbra. É uma grande perda. Coimbra está de luto.”

Teresa Alegre Portugal, antiga deputada do PS
“Foi um extraordinário intérprete e autor da canção de Coimbra. Um verdadeiro amigo, um amigo do coração. Foi sempre um amigo certo, também do meu marido [António Portugal, o guitarrista e compositor da música de Coimbra, que morreu em 1994]. Quando perdemos amigos como este, o que nos resta?”

in Público - ler notícia

Sem comentários: