quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Há 55 anos, um desastre aéreo dizimou a equipa do Manchester United

Placa em memória dos jogadores falecidos no desastre aéreo de Munique, no estádio Old Trafford

O Desastre aéreo de Munique aconteceu a 6 de fevereiro de 1958, quando o voo BE609 da empresa Britânica British European Airways, que levava jogadores e directores do Manchester United mais jornalistas e alguns adeptos, despenhou-se, durante uma tempestade de neve, quando tentava descolar, fazendo uma terceira tentativa de partida do aeroporto de Munique.
O Manchester estava a regressar de Belgrado onde tinha jogado com o Estrela Vermelha de Belgrado para a Liga dos Campeões da UEFA e tinha parado em Munique para reabastecer.

Ficou provado que a causa no acidente não foi falha nos motores e sim uma camada de neve derretida na pista, que causou a desaceleração da aeronave, não dando assim capacidade da mesma levantar voo. Ficou provado também que Munique tentou escapar de uma culpa, culpando unicamente o comandante Tain, que pilotava a aeronave. Munique omitiu depoimentos, culpando assim o comandante. Onze (11) anos depois, o comandante Tain, juntamente com o governo Britânico, conseguem provar a falha na pista. Munique, porém, nunca reconheceu o erro.

Sem comentários: