quarta-feira, maio 22, 2013

Hoje é o feriado municipal de Leiria!


(Foto: Fernando Martins)

Leiria é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Leiria, situada na região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com aproximadamente 55.500 habitantes e sete freguesias inseridas na sua mancha urbana. Fica a cerca de 70 km a sudoeste da cidade de Coimbra e permanece como o principal centro urbano do Pinhal Litoral e da comunidade urbana de Leiria, assim como um importante centro de comércio, serviços e indústria.
É sede de um município com 565,1 km² de área e 126.879 habitantes (INE, 2011), subdividido em 29 freguesias. O município é limitado a norte/nordeste pelo concelho de Pombal, a leste pelo de Ourém, a sul pelos municípios de Batalha e Porto de Mós, a sudoeste pelo de Alcobaça e a oeste pelo concelho da Marinha Grande. O município tem uma faixa costeira a ocidente, que a liga ao Oceano Atlântico.
A cidade é banhada pelos rios Lis e o seu afluente, o Lena, sendo o castelo de Leiria o seu monumento mais notável.
O concelho recebeu o primeiro foral de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, em 1142, sob o nome de Leirena.
Foi uma das cidades escolhidas para fazer parte do Euro 2004, e graças a isso o seu estádio municipal sofreu uma grande remodelação, que ainda hoje está a ser paga pelo município e o endividou profundamente (que, para pagá-lo, se endividou profundamente e irá, durante duas décadas, ter fracas disponibilidades financeiras).
Com uma gastronomia rica e variada e com tradições reconhecidas, o concelho é historicamente rico, como o testemunham o castelo da cidade e o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação. Leiria dispõe ainda, na sua região, das Termas de Monte Real, de praias como a do Pedrógão, da Lagoa da Ervideira e da mata municipal de Marrazes. Ficam Relativamente perto as históricas cidades de Coimbra, Tomar, Torres Novas e Santarém. Alguns centros urbanos como o Entroncamento, Ourém, Fátima, Abrantes e Rio Maior, isto já fora do distrito, estão bastante próximos. Os portos da Figueira da Foz e de Peniche distam cerca de 50 km e 80 km, respectivamente.
É de destacar a sua feira anual, geralmente com cerca de 20 dias, realizada no mês de maio, que se integra em ampla tradição da região, sendo conhecida localmente pelo facto de ter sempre chuva (motivo que levou, no passado, o município a mudá-la de março para maio, mas sem resultados, dado continuar a maldição da chuva na feira da cidade). O feriado municipal é a 22 de maio e celebra a passagem de vila a cidade e a obtenção da sede de bispado em Leiria, em 1545.

Localização de Leiria




Balada do Encantamento - Manuel Bernardino
Letra e música: D. José Pais de Almeida e Silva

Dentro de ti, ó Leiria,

Vive uma moira encantada,

Não sabes, é minha amada

E tem por nome Maria.



Leiria foste um ladrão

Leiria do rio Lis.

Roubaste-me o coração

E, vê lá tu, sou feliz!

Sem comentários: