sexta-feira, julho 26, 2013

Roger Taylor, o baterista dos Queen, faz hoje 64 anos

Roger Meddows-Taylor, mais conhecido como Roger Taylor, (King´s Lynn, Norfolk, 26 de julho de 1949) é um músico, multi-instrumentista e backing vocal britânico, foi baterista e membro da banda Queen. É considerado um dos melhores e mais influentes bateristas de rock da década de 1970 e 80. Como compositor, Taylor contribuiu com músicas de álbuns da banda, desde o começando a compor pelo menos uma faixa em cada álbum, geralmente cantou os vocais em suas próprias composições. Ele também escreveu quatro sucessos da banda, "Radio Ga Ga", "A Kind of Magic","The Invisible Man" e "These Are The Days of Our Lives".
Roger toca vários instrumentos, incluindo guitarra, baixo e teclado, como pode ser ouvido em seu álbum de estreia a solo, em que ele tocou todos os instrumentos e cantou todos os vocais. Ele já tocou com artistas como Eric Clapton, Roger Waters, Roger Daltrey, Slash, Robert Plant, Phil Collins, Genesis, Jimmy Nail, Elton John, Gary Numan, Shakin' Stevens, Foo Fighters, Al Stewart,Axl Rose, Steve Vai, Yoshiki Hayashi, Cher e Bon Jovi. Como produtor, ele produziu álbuns de Virginia Wolf, Jimmy Prego e Magnum. Ele atualmente reside em Guildford, Surrey.

A história musical de Roger inicia-se aos oito anos quando ganhou uma Ukelele, uma guitarra havaiana, onde aprendeu sozinho os primeiros acordes.
Em maio de 1960, em troca de uma bolsa de estudos, Roger começou a cantar no coro da escola. No natal de 1961 o pai ofereceu-lhe um bombo e um tambor. Depois de ter tocado em algumas bandas, em 1967, Roger foi para Londres estudar Biologia e conheceu Brian May e Tim Staffell, formando o grupo Smile.
Ele é mais conhecido como baterista/percussionista da banda de rock Queen. Ele escreveu músicas para os álbuns do grupo desde o princípio, contribuindo com pelo menos uma faixa em cada álbum como: "I'm In Love With My Car", "Radio Ga Ga", "A Kind Of Magic", "Innuendo","The invisible Man", entre outras famosas canções.
Roger foi o primeiro integrante dos Queen a desenvolver uma carreira a solo, em 1979, com o compacto "I Wanna Testify/Turn on the TV".
Após a morte de Freddie Mercury, em 1991 Roger gravou o single "Foreign Sand" com o ex-X Japonês Yoshiki, e regravou "Final Destination" dos The Cross.

Roger namorou com Dominique, com quem teve dois filhos: Félix e Rory Eleanor. Após o rompimento com Dominique, Roger namorou com a modelo Deborah Leng com quem teve três filhos: Rufus Tiger, Tiger Lilly e Lola Daise May. Depois do fim do namoro com Debbie, teve um pequeno caso com Sarina, teve um romance às escondidas com a atriz britânica Juanah O, que na época também tinha um caso com o ator Alan Rickman, e, com ela, Roger teve os dois filhos mais novos: Willy Taylor e Elizzie Taylor. Atualmente, Taylor está casado com a brasileira Valéria Sabrina.


Sem comentários: