terça-feira, setembro 03, 2013

Vergonha!

(imagem daqui)

Hoje, quando saí da Escola, senti vergonha pelos que não a têm, como o Ministro Crato, que como comentador era um excelente Ministro da Educação e como Ministro da Educação é um bom executor da Escola Pública (e isto num país que acabou com a pena de morte tão precocemente). Senti a falta de imensos professores, que se foram embora, apesar das penalizações, quando ainda podiam render um pouco mais nas Escolas (e que tanta falta nos vão fazer...). Senti tristeza por ver colegas que ainda não sabem se ficam na Escola, porque as Turmas de Cursos de Educação e Formação (CEF's - cursos semi-profissionais) ainda não foram aprovados, apesar de terem alunos matriculados em número mais que suficiente, ou as turmas foram aumentadas (em número de alunos) e reduzidas (em número de turmas) nas Escolas Públicas (ao contrário dos Colégios, que nada perdem e tudo ganham...). Fiquei triste por saber que a minha Escola tem um custo por turma inferior ao que o estado paga aos colégios mas não tem as mesmas possibilidades que estes têm em fazer uma gestão criativa dos dinheiros.Vi as filas nos centros de desemprego de muitas caras conhecidas, alguns pela primeira vez na triste situação de tirar o ticket e ir para a fila.
Mas, no fim do dia, quando vi e soube de colegas mais velhos, de Quadro de Agrupamento, portanto com muitos anos de tarimba (e de estrada...) a ficarem mais longe de casa, porque no concurso os professores mais novos, de Quadro de Zona Pedagógica, lhes ficaram à frente, confesso que fiquei revoltado. Então uma professora com dois filhos, de 6 e 9 anos, que vive em Coimbra e que tem mais de 15 anos de vínculo a uma Escola (e à Função Pública...) tem de ir para a sua longínqua Escola, em Mangualde, enquanto um professor mais novo, com menos tempo de serviço e com um vínculo a uma zona (Quadro de Zona Pedagógica) vive em Coimbra e desta vez fica mesmo no centro da cidade?!?

Há justiça nesta situação? E onde estão os Sindicatos a defender a justiça e os Professores?

Eu até percebo o objetivo - vamos dar cabo dos professores mais velhos (e mais caros...) até eles não aguentarem e pedirem a miséria da reforma (com penalizações brutais) ou se despeçam, por tuta e meia, como hoje a patroa e comissária política da ex-DREC (e candidata a Presidenta - Lagarto, lagarto, lagarto...! - no concelho de Oliveira do Hospital) veio pregar aos Diretores das Escolas do Centro.

Se o objetivo é esse, não se esqueçam que com esses professores vai a qualidade do ensino e as Escolas Públicas, que tanto trabalho nos deram a fazer - as Escolas são instituições vivas, não são só edifícios e equipamento, são pessoas, histórias, funcionários, professores, alunos, com um legado de passado misturado com um presente complicado e um futuro incerto - vão ter um previsível prejuízo, sobretudo para os alunos mais pobres e para as nossas comunidades.

Vergonha, Senhor Ministro!

(imagem daqui)

Sem comentários: