domingo, outubro 20, 2013

Hoje é o feriado municipal da Covilhã

A Covilhã é uma cidade portuguesa, porta da Serra da Estrela, com cerca de 36.356 habitantes (2011) cujo perímetro urbano é formado por cinco freguesias: Covilhã e Canhoso, Teixoso e Sarzedo, Cantar-Galo e Vila do Carvalho, Boidobra e Tortosendo.
É a terra da indústria da lã, de cariz operário, berço de descobridores quinhentistas, hoje uma cidade com Universidade pública.
A Covilhã está situada na vertente sudeste da Serra da Estrela e é um dos centros urbanos de maior relevo da região juntamente com Coimbra, Aveiro, Viseu, Figueira da Foz, Guarda e Castelo Branco. O seu núcleo urbano estende-se entre os 450 e os 800 m de altitude.
O ponto mais alto de Portugal Continental, a Torre (1.993 m), pertence às freguesias de Unhais da Serra (Covilhã), São Pedro (Manteigas), Loriga (Seia) e Alvoco da Serra (Seia), sendo, por isso, pertença de três municípios: Covilhã, Manteigas e Seia, mas dista cerca de 20 km do núcleo urbano da Covilhã, sendo a Covilhã, por isso, a cidade portuguesa mais próxima do ponto mais alto de Portugal Continental.
É uma cidade de características próprias desde há séculos, conjugando em simultâneo factos interessantes da realidade portuguesa.
Num estudo elaborado pelo jornal Expresso, sobre a qualidade de vida nas cidades portuguesas, a Covilhã ocupa a 14ª posição, situando-se à frente das restantes cidades do interior do país.

(...)

A Covilhã foi, finalmente, elevada à condição de cidade a 20 de outubro de 1870 pelo Rei D. Luís I, por ser "uma das villas mais importantes do Reino, pela sua população e riqueza".


(imagem daqui)

Toda a vida fui pastor - Música tradicional da Serra da Estrela

I

Toda a vida fui pastor, ó ai,
Toda a vida guardei gado.
Tenho uma nódoa no peito, ó ai,
De me encostar ao cajado.


II

De me encostar ao cajado, ó ai,
De me encostar ao bordão.
Tenho uma nódoa no peito, ó ai,
Ao lado do coração.


III

Ao lado do coração, ó ai,
Mas bem longe do amor.
Ai que triste e desolada, ó ai,
É a vida de pastor.

Sem comentários: