segunda-feira, novembro 18, 2013

Kirk Hammett, dos Metallica, faz hoje 51 anos

Kirk Stuart Lee "The Ripper" Hammett (São Francisco, Califórnia, 18 de novembro de 1962) é um guitarrista americano da banda de heavy metal Metallica, desde 1983 tido como um virtuoso do instrumento. Hammett foi escolhido como 11° melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone, e em muitas outras listas aparece sempre no Top 20.

Biografia
Filho de mãe filipina e pai irlandês, Kirk teve o primeiro contato com os seus irmãos e primos, em especial com o seu irmão Rick, a uma grande coleção de discos de nomes como Jimi Hendrix, UFO e Led Zeppelin. O pequeno Hammett cresceu querendo ser um novo Hendrix ou Santana.
Kirk começou a aprender guitarra com 15 anos de idade e um de seus primeiros professores foi nada mais nada menos que Joe Satriani (que também lhe voltaria a dar aulas de aperfeiçoamento anos depois, com Kirk já nos Metallica). O problema é que, no começo, Hammett não tinha muita coordenação motora. O então futuro guitarrista enfureceu-se e começou a dedicar mais de 12 horas diárias ao instrumento - e numa questão de meses, através do seu esforço, o futuro integrante dos Metallica virou um autodidata no assunto.
No começo dos anos 80, Kirk comprou a sua primeira Fender Stratocaster, a guitarra dos seus sonhos, e tornou-se um verdadeiro fanático, em busca do som perfeito. O guitarrista costumava desmontar todos os seus instrumentos, misturando partes para ver qual a combinação que soaria melhor, até que comprou uma Gibson Flying V e a busca terminou. Para comprar um amplificador melhor (um Marshall), Kirk também trabalhou por um tempo num restaurante Burger King de São Francisco. Nessa mesma época ele fundou o Exodus (banda) com o falecido vocalista Paul Baloff.

Metallica
Em abril de 1983, Lars Ulrich ligou a Kirk, convidando-o para a banda. Kirk não pensou duas vezes e gastou todas as suas economias npara comprar um bilhete aéreo para Nova Jersey, onde os Metallica estavam. No dia 9 de abril, Dave Mustaine foi demitido da banda, fundando pouco tempo depois os Megadeth.
No dia 14 de abril do mesmo ano, Kirk fez o seu primeiro ensaio com os Metallica. Por ter um estilo mais europeu de tocar heavy metal - melódico, muito técnico e rápido - foi aprovado de imediato.


Sem comentários: