segunda-feira, dezembro 23, 2013

A Rainha Sílvia da Suécia faz hoje 70 anos!

Rainha Sílvia da Suécia, nascida Silvia Renate Sommerlath (Heidelberg, 23 de dezembro de 1943) é a rainha consorte do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia. Chamada de Sua Majestade A Rainha, Silvia é a mãe da herdeira ao trono da Suécia, Princesa Herdeira, Vitória.

Silvia Renate Sommerlath nasceu em Heidelberg, Alemanha, no dia 23 de dezembro de 1943. É a mais nova de três crianças, filha do empresário alemão Walther Sommerlath (que tornou-se presidente da subsidiária brasileira da metalúrgica Uddeholm) e da brasileira Alice Soares de Toledo. O seu avô materno foi Artur Floriano de Toledo (1873-1935), um descendente do Rei Afonso III de Portugal e sua amante, Maria Peres de Enxara. A rainha tem dois irmãos: Ralf e Walther Sommerlath e o seu terceiro irmão, Jörg Sommerlath, faleceu em 2006. A família Sommerlath viveu em São Paulo, Brasil, entre 1947 e 1957, onde Silvia estudou no tradicional colégio alemão do Visconde de Porto Seguro. A família regressou à Alemanha Ocidental em 1957.

Em 1963 completou seus estudos secundários em Düsseldorf. Em 1969 graduou-se em interpretação em Munique, especializada em língua espanhola.
No início dos anos 1970 trabalhou no consulado argentino em Munique, durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1972. Trabalhou como diretora de protocolo dos Jogos de Inverno em Innsbruck, na Áustria, e, brevemente, como comissária de bordo.
Intérprete, Sílvia fala seis línguas: sueco, alemão, francês, espanhol, português e inglês. Além disso, é fluente na língua de sinais para deficientes auditivos.

Durante os Jogos Olímpicos de Munique em 1972, Sílvia Sommerlath conheceu o então Príncipe Herdeiro, Carlos Gustavo da Suécia. Numa entrevista seguinte, o futuro rei lhe disse que eles combinavam bem.

Com a morte do rei Gustavo VI Adolfo da Suécia em 14 de setembro de 1973, Carlos Gustavo foi coroado Rei, cinco dias depois. Ele e Sílvia anunciaram o seu noivado em 12 de março de 1976.

Casaram-se três meses mais tarde, em 19 de junho, na Catedral Storkyrkan, Estocolmo. Foi o primeiro casamento de um monarca sueco reinante desde 1797. Se eles tivessem casado durante o reinado do Rei Gustavo VI Adolfo da Suécia, ele perderia o direito ao trono sueco.

Em celebração ao casamento, foi realizado um baile de gala no dia 18 de junho de 1976, com a presença do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia, a futura rainha Sílvia e seus pais, Walther e Alice. O famoso grupo pop ABBA executou a música Dancing Queen na televisão sueca uma noite antes da cerimónia. A música não foi composta em homenagem à futura rainha, segundo os integrantes, mas foi um dos pontos altos da festa.

Descendência
O Rei e a Rainha da Suécia têm três filhos:
O Príncipe Carlos Filipe nasceu Príncipe Herdeiro, mas, com a reforma constitucional, a sua irmã mais velha passou a ser a primeira na linha de sucessão.
Segundo Sílvia, os filhos foram educados como crianças comuns, apesar dos títulos de Alteza Real e dos compromissos com o trono sueco. Até a educação secundária, os príncipes estudaram em escolas públicas. A educação da Princesa Victoria foi mais intensa, em função da responsabilidade que terá como futura monarca, mas a base psicológica repassada por Sílvia a todos os filhos foi fundamental para a princesa herdeira.
Por ter morado aproximadamente dez anos no interior de São Paulo, Brasil, a Rainha Sílvia e o Rei Carlos Gustavo promoveram aos filhos uma vida mais próxima ao campo. Assim, deram-lhes o respeito à natureza e à vida simples.

Culta, elegante, educada e reconhecida pela simplicidade e simpatia, a Rainha Sílvia é admirada não apenas pelo cumprimento das suas atribuições, mas também pelo empenhamento em projetos sociais importantes. Em 1999, Sílvia da Suécia fundou a World Childhood Foundation, com o objetivo de promover melhores condições de vida e de defesa do direito das crianças contra a pobreza e o abuso sexual. A instituição está presente em quatorze países e realiza mais de cem programas.
A 13 de janeiro de 1987 recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e a 2 de maio de 2008 recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Brasão da Rainha Sílvia

Sem comentários: