segunda-feira, dezembro 30, 2013

Há sete anos Saddam Hussein foi executado de forma vil e cruel

(imagem daqui)

A execução de Saddam Hussein ocorreu a 30 de dezembro de 2006 (primeiro dia do Eid-al-Adha). Saddam Hussein foi condenado à morte por enforcamento, depois de ter sido considerado culpado e condenado por crimes contra a humanidade pelo Tribunal Especial Iraquiano, pelo assassinato de 148 xiitas iraquianos na cidade de Dujail, em 1982, como retaliação de uma tentativa de assassinato contra ele.
Saddam Hussein foi presidente do Iraque de 16 de julho de 1979 até 9 de abril de 2003, quando foi deposto durante a invasão de 2003 por uma coligação de aliados, liderada pelos EUA. Após a captura de Saddam em Ad-Dawr, perto da sua cidade natal, Tikrit, ele foi preso em Camp Cropper. A 5 de novembro de 2006, foi condenado à morte por enforcamento.
Em 30 de dezembro de 2006, foi levado do cárcere para ser executado. O governo iraquiano lançou um vídeo oficial da sua execução, mostrando-o sendo levado para a forca e terminando quando a sua cabeça já estava com o laço do carrasco.
Saddam foi executado na presença de um clérigo, um médico, um juiz e um grande número de testemunhas, todos de origem iraquiana.
Num vídeo, filmado com um telemóvel, no momento da execução, ouve-se o ex-líder iraquiano enfrentando dialeticamente os seus carrascos. Saddam Hussein recusou que cobrissem a sua a cabeça com um capuz antes do enforcamento e leu frases da profissão de fé islâmica: "Não há outro Deus senão Alá e Maomé é seu profeta".
Após a execução, em simultâneo, uma série de atentados atingiram Bagdad, matando, pelo menos, 70 pessoas, depois que o Partido Baath pedir vingança aos iraquianos.
Várias controvérsias internacionais públicas surgiram quando uma gravação não autorizada de telemóvel do enforcamento o mostrou caindo no alçapão do patíbulo. A alegada atmosfera pouco profissional e indigna da execução provocou críticas em todo o mundo, tanto de nações que se opõem como das que apoiam a pena capital. Em 31 de dezembro de 2006, o corpo de Saddam Hussein foi devolvido ao seu local de nascimento de Al-Awja, perto de Tikrit, e foi sepultado perto do túmulo dos outros membros da família. O corpo de Saddam nunca foi mostrado.


Sem comentários: