segunda-feira, dezembro 30, 2013

Jay Kay, o vocalista dos Jamiroquai, faz hoje 44 anos

Jason "Jay" Kay, nascido Jason Luís Cheetham, (Stretford, Lancashire, 30 de dezembro de 1969) é um músico britânico, vocalista e compositor da banda Jamiroquai.

Vida
Kay não conheceu, até recentemente, o seu pai biológico, o músico português Luís Waddington, e perdeu o seu irmão gémeo a seguir ao nascimento. Estudou na Escola Oakham, em Rutland. Quando era jovem, era um sem-abrigo e vivia de pequenos delitos.
Após um incidente com a lei, Kay resolveu levar uma vida mais digna e seguir o caminho da música. Juntou, então, outros músicos e formou a banda Jamiroquai. A formação original contava com: Toby Smith, Stuart Zender, Nick Van Gelder e Wallis Buchanan, além de Kay como vocalista.
A banda Jamiroquai vendeu mais de vinte e cinco milhões de discos e figurou na lista das músicas mais tocadas por 141 semanas entre 1992 e 2005.

Vida pessoal
A onga lista de suas ex-namoradas inclui Winona Ryder e Denise van Outen.
Além disso, Jay sempre teve um relacionamento conturbado com a imprensa; ele foi multado em 2001 por agredir um fotógrafo e destruir a sua câmara.
Paralelamente à sua notoriedade pela música, Jason é conhecido pela sua paixão por carros desportivos. A sua impressionante coleção pessoal inclui carros das marcas Ferrari, Lamborghini, BMW, Mercedes e Aston Martin. Tal paixão pelos motores foi expressa no álbum "Travelling without moving" em cuja capa se via uma adaptação da marca da banda ("Buffalo Man") com a da Ferrari. Três carros de sua coleção aparecem no vídeo da música “Cosmic Girl.”
Em maio de 1998, Kay foi detido por guiar a 180 km/h e teve a sua carta de condução apreendida durante 42 dias. Nessa ocasião declarou: "Eu devo considerar-me um homem de sorte. Já guiei a 281 km/h numa estrada pública. Se fosse apanhado, deveria ir preso."


Sem comentários: