domingo, janeiro 26, 2014

O poeta e cantor Chico César faz hoje 50 anos!

Francisco César Gonçalves (Catolé do Rocha, 26 de janeiro de 1964) é um cantor, compositor, escritor e jornalista brasileiro.

Biografia
Nascido no município de Catolé do Rocha, no interior da Paraíba, aos dezasseis anos foi para João Pessoa, onde se formou em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, ao mesmo tempo em que participava do grupo Jaguaribe Carne, que fazia poesia de vanguarda.
Pouco depois, aos 21, mudou-se para São Paulo. Trabalhando como jornalista e revisor de textos, aperfeiçoou-se simultaneamente na viola, multiplicou as sua composições e formou o seu público. A sua carreira artística tem repercussão internacional e a maioria de suas canções são poesias de alto poder de encanto linguístico.
Em 1991, foi convidado para fazer uma turnê pela Alemanha, e o sucesso animou-o a deixar o jornalismo para dedicar-se somente à música. Formou a banda Cuscuz Clã e passou a apresentar-se na casa noturna paulistana, Blen Blen Club. Em 1995 lançou o seu primeiro disco, Aos Vivos, e o seu primeiro livro, Cantáteis, cantos elegíacos de amizade (Edições Garamond).
Tomou posse na presidência da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) em maio de 2009. Desde janeiro de 2010 é Secretário de Cultura do Estado da Paraiba.


Sem comentários: