quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Tony Iommi - 66 anos

Anthony Frank "Tony" Iommi (Birmingham, 19 de fevereiro de 1948) é um músico britânico. Ele é conhecido mundialmente por ser guitarrista e membro fundador da banda pioneira do metal Black Sabbath e do projeto Heaven & Hell, com o vocalista Dio. Foi considerado o 25º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.
Foi-lhe recentemente diagnosticado um linfoma em fase inicial. O anúncio foi feito no dia 9 de janeiro de 2012.

Biografia
Tony Iommi é conhecido principalmente por seus riffs vigorosos e pesados e por basear a maioria dos seus solos em pentatónica menor. Começou a se interessar por música na adolescência, quando ter algumas aulas de piano, mas logo perdeu o interesse pelo instrumento e decidiu aprender guitarra. Segundo ele, o grupo que mais o inspirou foi a banda de Hank Marvin, The Shadows.
Por causa de um acidente de trabalho a trajetória musical de Iommi teve quase a terminar logo na juventude. O acidente ocorreu na fábrica onde trabalhara, quando ele foi chamado para operar uma prensa mecânica no lugar de um colega que havia faltado. Num momento de distração acabou colocando a mão direita na máquina que puxou de volta num reflexo de retração, decepando a falange distal dos dedos do meio e anelar. Sendo canhoto, a mão acidentada era a que ele usava para articular as notas no braço da guitarra e devido a gravidade do acidente, fora desencorajado a voltar a tocar o instrumento, pelos vários médicos que tinha consultado.
A motivação para continuar tocando foi reencontrada um dia na casa de um amigo, ao ouvir um guitarrista belga de jazz, Django Reinhardt, que tocava apenas usando os dedos indicador e médio. Empolgado com o facto, Tony Iommi começou a usar encaixes improvisados de plástico derretido nas pontas dos dedos para poder tocar, que foram depois substituídos por próteses.
Desde a formação dos Black Sabbath, em 1968, até hoje, Tony Iommi é um músico ativo e, entre outros projetos, foi o único membro que nunca deixou a banda. Além dos trabalhos nos Black Sabbath, ele possui também 3 trabalhos a solo em parceria com Glenn Hughes e músicos convidados. Em 1968, teve uma breve passagem pela banda Jethro Tull, substituindo o recém-saído guitarrista Mick Abrahams, na lendária apresentação do Rolling Stones Rock and Roll Circus. Desde início dos Black Sabbath até os dias atuais, Tony utiliza da guitarra Gibson SG.


Sem comentários: