quinta-feira, março 27, 2014

Jessie J - 24 anos...

Jessica Ellen Cornish (Chadwell Heath, Londres, 27 de março de 1990), mais conhecida pelo seu nome artístico Jessie J, é uma cantora e compositora britânica, nascida na Inglaterra. Antes de alcançar a fama como cantora, Jessie J já tinha ganho notoriedade na indústria da música por escrever canções de sucesso para artistas como Miley Cyrus, Rihanna, Justin Timberlake e Chris Brown, ainda quando era contratada da Sony/ATV Music Publishing. Assinou com a gravadora Island Records, subsidiária da Universal Music Group em 2009, tendo lançado o seu álbum de estreia, Who You Are, em fevereiro de 2011. Aclamado pela crítica e pelo público, o álbum atingiu a 2ª posição da UK Albums Chart, do Reino Unido, como a melhor, vendendo 600 mil cópias no país até julho de 2011 - e atingindo o Top 10 em diversos países mundialmente, incluindo Austrália, Suíça, Estados Unidos, Canadá e Irlanda.
Seguindo por outras vertentes de sua carreira, a cantora é atualmente jurada e mentora do reality show musical The Voice UK. Citando diversos importantes nomes da música mundial como influências, Jessie é reconhecida por um estilo musical não convencional e desempenho artístico que mistura a sua voz típica de cantoras do estilo soul com R&B contemporâneo, pop e hip-hop. Desde que alcançou o estrelato internacional, a cantora já recebeu dezenas de prémios e indicações em reconhecimento à sua contribuição para o mundo da música, incluindo o Critics' Choice do BRIT Award de 2011 e o Sound of 2011 da rede de TV britânica BBC. Até abril de 2012, Jessie já tinha vendido o total de 2,5 milhões de álbuns e mais de 12 milhões de singles mundialmente.
Biografia
Jessica Ellen Cornish nasceu no distrito londrino de Redridge, em Inglaterra, a 27 de março de 1988. Educada na Mayfield High School, frequentou também a Colin's Performing Arts School e com onze anos estava no elenco para a produção de Andrew Lloyd Webber, Whistle Down the Wind em West End. Jessie tem duas irmãs, que são cinco e sete anos mais velhas que ela.
Ao contrário de suas irmãs, Jessie afirmou que o que fazia "nunca era realmente tão bom". Ela diz que sempre foi boa a cantar e que era a sua paixão. No entanto, aos 11 anos, ela foi expulsa do coral de sua escola, por cantar muito alto.
Jessie J tem um batimento cardíaco irregular desde os seus 2 anos, e sofreu um pequeno AVC aos 18. Como resultado disso, ela não bebe álcool nem fuma. Jessie disse: "Aos 11 foi-me diagnosticado um um batimento cardíaco irregular; eu tinha fios colocados no meu ombro, virilha e coração para tentar pô-lo a um ritmo normal, mas não deu resultado. Então, aos 18 anos, eu sofri... um pequeno ataque. Foi assustador, mas eu estou bem agora. Ter uma má saúde fez-me perceber que não se pode tomar nada como garantido e que devo cuidar do meu corpo."
No início de 2011, ela teve um ataque de pânico em palco, depois de ter sido forçada a se apresentar no escuro. "Eu dei um concerto recentemente e tive um ataque de pânico no palco", disse ela sobre o ocorrido à revista NOW. "A noite era chamada de 'Black Out', e eu tinha que atuar no escuro. Pedi a produção para acender as luzes mas eles não acenderam. Eu estava no palco no escuro e, como eu não conseguia ver nada, comecei a entrar em pânico. Foi horrível". A 12 de junho de 2011, Jessie quebrou o pé, enquanto ensaiava para o Summertime Ball, precisando passar por uma cirurgia de transplante de alguns ossos. Durante o processo de recuperação ela continuou a apresentar-se em público,  sentada numa cadeira e com o gesso do pé enfeitado. Os videocliples das músicas "Who's Laughing Now" e "Who You Are", por exemplo, lançados em agosto e setembro de 2011, respectivamente, foram gravados com neste período, por isso ela aparece sentada.
Quanto à sua sexualidade, Jessie é abertamente bissexual. Apesar de não gostar de falar de sua vida amorosa, sobre isso, ela disse: "Eu nunca escondi de ninguém (...) Sim, eu já namorei mulheres e homens... Superem isso".

Sem comentários: