sexta-feira, março 21, 2014

Roger Hodgson - 63 anos

Roger Hodgson (nome completo Charles Roger Pomfret Hodgson; Portsmouth, Hampshire, Inglaterra, 21 de março de 1950) é um músico e cantor inglês, co-fundador da banda progressiva Supertramp, conhecido pela sua voz, que pode atingir altos agudos, uma marca registada dos Supertramp.
  
1950-1969: Primeiros anos
Hodgson nasceu em 1950 e cresceu em Oxford, England numa família de classe média alta. Estudou na famosa Stowe School, em Buckinghamshire. Ele é conhecido por ter escrito a música "Breakfast in America" ainda na adolescência.

1969-1983: Fase Supertramp
Igual a Lennon/McCartney, todas as músicas do Supertramp eram registadas em nome da dupla Davies/Hodgson, apesar dos mesmos só terem escrito juntos apenas uma música 'School', sendo que na maior parte das vezes, o autor era quem a cantava. Roger Hodgson é o autor dos maiores sucessos do Supertramp, tais como "The Logical Song", "Dreamer", "Give A Little Bit", "Breakfast in America", "It's Raining Again", "Take the Long Way Home" e "Fool's Overture".

A partir de 1984: Fase a solo
Após sair dos Supertramp, em 1983, Hodgson investiu numa carreira a solo, lançando em 1984 o álbum In The Eye of the Storm. Imediatamente comparado ao estilo do Supertramp, incluía faixas tais como "Had a Dream (Sleeping with the Enemy)" e "In Jeopardy". Neste álbum, Hodgson tocou todos os instrumentos, escreveu todas as músicas, além de ter produzido o álbum.
O seu segundo álbum, em 1987, Hai Hai tinha um estilo mais orientado para a experimentação, mas mantendo o estilo de escrever de Hodgson. Antes do lançamento de Hai Hai, Hodgson sofreu um grave acidente em casa, em que fraturou dois ossos do pulso, facto que o impossibilitou de divulgar o álbum.
Após um longo tempo parado, recuperando do acidente, Hodgson volta, agora mais espiritualizado e faz a sua segunda turnê (desde 1984), que resultou no álbum "Rites of Passage" em 1997. A turnê foi realizada com uma banda completa, incluindo o seu filho, Andrew, e o saxofonista dos Supertramp, John Helliwell. Em 1998, Hodgson faz a sua primeira turnê mundial.
Hodgson aparece no álbum Excalibur: La Legende Des Celtes, com duas canções: "The Elements" e "The Will of God." O projeto foi encabeçado por Alan Simon e lançado em 1999.
Em 2000, Roger Hodgson participou dos vocais na faixa "The Moon Says Hello" de Carlos Núñez do CD Mayo Longo.
O terceiro álbum solo de Hodgson se chamou Open the Door, gravado na França, e lançado em 2000.
Em 2001, ele participou como membro da All-Starr Band e a partir dessa experiência, tem composto com Trevor Rabin (que apareceu em uma das faixas do disco Open the Door) e Ringo Starr. Ele também é co-autor do single "Walls", no disco Talk, da banda Yes.
Hodgson continua fazendo concertos a solo, mas às vezes ele é acompanhado por músicos ou uma grande orquestra. Ele participou da série Night of the Proms Concert Series na Bélgica e Alemanha em 2004, como também do Festival do Rock, Bospop, em 2005.
Em Maio de 2006, Roger Hodgson foi homenageado pela ASCAP (Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores), pela autoria da música Give a Little Bit, uma das músicas mais tocadas do Acervo da ASCAP em 2005. Em abril de 2008, ele foi homenageado pela ASCAP novamemente pela músicas Cupid's Chokehold, uma regravação de Breakfast in America feita pela banda Gym Class Heroes.
A 30 de novembro de 2005, fez o seu primeiro concerto na Inglaterra após 20 anos, no Shepherd's Bush, Londres. A apresentação foi documentada e agendado para se tornar um DVD, a ideia, porém, foi abortada. O concerto acontecido no Palácio das Artes de Montreal, Canadá, a 6 de Junho de 2006, acabou sendo o seu primeiro DVD, lançado em 21 de agosto de 2006, intitulado Take The Long Way Home - Live In Montreal. Em outubro de 2006, o DVD recebeu o disco de platina pela CRIA (Associação Canadiana das Indústrias de Estúdios de Gravação).
Hodgson participou como orientador (mentor) na versão canadiana dos 'Ídolos', com Dennis DeYoung.
Em 2007, Hodgson tocou no Concerto para Diana, no Estádio Wembley em Londres no Reino Unido no dia 1° de Julho de 2007. Ele tocou um pout-pourri de suas músicas mais famosas: "Dreamer", "The Logical Song", "Breakfast in America" e "Give A Little Bit".
Uma nova 'turnê' foi iniciada em May of 2007, que incluiu o Reino Unido. Em setembro de 2008, Roger Hodgson brindou o público de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília com um show,
No ano de 2010, ele volta a fazer uma turnê mundial, na qual ele visitará os Estados Unidos da América, Austrália , Nova Zelândia, América do Sul, Europa, e Canadá. Em 2012, Hodgson volta ao Brasil com shows em nove capitais de estados brasileiros e em Campinas. Na lista de capitais figuram Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Fortaleza.

Família
Hodgson casou-se com Karuna em 7 de março 1979, e tem 2 filhos, a filha Heidi e o filho Andrew. Divorciaram-se em 2005. Atualmente Hodgson reside em Nevada City, California.


Sem comentários: