quarta-feira, setembro 03, 2014

Freddie King nasceu há 80 anos

Freddie King (3 de setembro de 1934 – 28 de dezembro de 1976) foi um músico, cantor e guitarrista de blues, mais conhecido por suas músicas "Hide Away", "Have You Ever Loved a Woman" e "Going Down". Foi considerado o 15º melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone.
King nasceu como Frederick Christian em Gilmer, Texas. Sua mãe foi Ella May King, seu pai J.T. Christian. A sua mãe e o seu tio, começaram a ensinar Freddie a tocar guitarra aos seis anos. Ele gostou e imitou a música de Lightnin' Hopkins e do saxofonista Louis Jordan.
Em 1950, Freddie foi com a sua família para o sul de Chicago. Lá, aos 16 anos, costumava frequentar bares locais, e ouvia músicos como Muddy Waters, Howlin' Wolf, T-Bone Walker, Elmore James, e Sonny Boy Williamson.
King tocava com uma palheta plástica de polegar e uma palheta de metal para o indicador. Ele atribuiu a Eddie Taylor os ensinamentos sobre o uso das palhetas. A maneira de King usar a alça da guitarra no ombro direito, sendo dextro, era única para sua época. Freddie King era um dos artistas principais da cena do chamado Chicago blues dos anos 50 e 60, que era o local e época pricipal no desenvolvimento do blues elétrico.


1 comentário:

voyance par mail gratuite disse...

Hola, una nota rápida para decir que me encanta tu blog, así que no me privo! Gracias por todo el trabajo implicado y para toda la diversión que te encuentro.