sexta-feira, maio 15, 2015

Paulo de Carvalho - 68 anos

(imagem daqui)

Manuel Paulo de Carvalho Costa (Lisboa15 de maio de 1947) é um cantormúsico e compositor português.

(...)

"Comecei por cantar pop-rock com os "Sheiks", depois cantei ligeira e mais tarde um rock-funky-jazz, porque gosto de experimentar novos desafios, mas acho que baralhei o meu público. Percebi que estava a fazer tudo errado e a partir de 1985 achei que me devia preocupar mais com as minhas raízes. Se eu sou de Lisboa e a música da cidade é o fado, decidi partir deste e misturá-lo com os sons de culturas a que estamos ligados há séculos e a africana é uma delas. E é esta a música que estou a fazer e a que chamo etno-urbana. Portanto a minha música do futuro é etno-urbana, designação que inventei." (PC/Correio da Manhã)
"Muitos dos momentos que têm importância para as pessoas não serão os que têm importância para mim. Por exemplo: conhecer o Manolo Diaz (compositor), que escreveu "Walk On The Grass" para eu cantar, os momentos de convívio, a finalização da música em estúdio... " (PC/Correio da Manhã)
"Ganhar o Festival RTP da Canção em 1974 não foi das coisas mais importantes para mim... provavelmente foi mais importante ter convidado o baterista Pedro Taveira (que, infelizmente, já morreu) para ir tocar comigo o «Flor sem tempo» ao Festival de 1971. Ter trabalhado com a Orquestra Filarmónica em Londres, ter gravado no ex-estúdio dos Beatles. Ter trabalhado com o Ivan Lins e os outros músicos no "Mátria" e depois ter ido ao Brasil com eles, fazer espectáculos em clubes de jazz do Rio de Janeiro, foi muito mais importante do que o não sucesso que o disco teve." (PC/Correio da Manhã)
Paulo de Carvalho Antologia 40 anos foi editado em junho de 2002. "Disco duplo com 40 cantigas, uma por cada ano que comemoro e a selecção é do José Niza. É um disco que atravessa quatro décadas, desde os Sheiks até ao último disco, Mátria, com alguns temas que nunca saíram em CD, estavam nos arquivos da editora e são anteriores a 1974." PC
"Alfredo Delgado, um ex-jornalista, ex-homem da rádio. Sabe mais da minha vida do que eu. Vamos tentar que seja publicada [uma biografia sobre Paulo de Carvalho]". PC


Sem comentários: