sábado, setembro 19, 2015

Tsiolkovsky, o pai do moderno foguetão astronáutico, morreu há 80 anos

Konstantin Eduardovich Tsiolkovsky (Izhevskoye, 5 de setembro de 1857 - Kaluga, 19 de setembro de 1935) foi um cientista russo pioneiro no estudo dos foguetes e da cosmonáutica. O alemão Hermann Oberth e o norte-americano Robert H. Goddard foram seus seguidores. Foi um dos principais representantes do movimento filosófico russo conhecido como Cosmismo, surgido no início do século XX. Tsiolkovsky residiu numa cabana de troncos, nos arredores da cidade russa de Kaluga, durante grande parte da sua vida.

Vida
Nasceu numa família de classe média polaca em Izhevskoye (atual distrito de Spassky, Óblast de Riazan) na Rússia. Durante a infância sofreu uma infecção de escarlatina que levou a uma diminuição das suas capacidades auditivas. Devido aos seus problemas de audição, não foi aceite pelas escolas primárias. Foi ensinado em casa até aos 16 anos.
Quase surdo trabalhou, como professor de matemática do ensino secundário, até à sua reforma em 1920. Tsiolkovsky estabeleceu as fundações teóricas para muitos aspectos da propulsão de foguetes e viagens espaciais. Ele é considerado o pai do voo espacial humano e o primeiro homem a conceber o elevador espacial, inspirado pela recém construída Torre Eiffel, após fazer uma visita a Paris em 1895.
Adepto do filósofo Nikolai Fyodorov, acreditava que a colonização do espaço iria levar à perfeição da raça humana, com uma existência despreocupada e imortal.
Tsiolkovsky morreu a 19 de setembro de 1935 em Kaluga na Rússia e recebeu honras de estado no seu funeral. Um museu de astronáutica em Kaluga, bem como a cratera Tsiolkovskiy no lado escuro da Lua, têm o seu nome.
Além do mais, em 1895, escreveu o livro Sonhos de Terra e Céu e, em 1896, elaborou um artigo sobre comunicação com extraterrestres. Mais adiante, em 1920, lançou Além da Terra.

Obra
A sua obra literária mais famosa, intitulada A exploração do espaço cósmico por meio de dispositivos de reacção, publicada em 1903, é provavelmente o primeiro estudo académico sobre foguetes. Tsiolkovsky foi o primeiro a calcular a velocidade de escape da Terra para uma órbita era de 8 km/segundo e que para atingir esta era necessário um foguete de múltiplos estágios utilizando oxigénio líquido e hidrogénio líquido como propelentes. Durante a sua vida ele publicou mais de 500 obras sobre viagens espaciais e outros assuntos relacionados, inclusive histórias de ficção científica. Entre as suas obras encontram-se esquemas para foguetes com múltiplos estágios, estações espaciais e sistemas biológicos de ciclo fechado para fornecer comida e oxigénio a colónias no espaço.
As suas ideias permaneceram desconhecidas fora da Rússia. A investigação neste campo estagnou até que cientistas alemães e de outras nacionalidades efectuaram os mesmos cálculos de modo independente décadas mais tarde.
A sua obra influenciou cientistas por toda a Europa, tendo sido também estudada pelos norte-americanos nos anos 50 e anos 60 quando estes procuravam compreender os sucessos iniciais da União Soviética na exploração espacial.
Tsiolkovsky dedicou-se também a estudos teóricos sobre máquinas voadoras mais pesadas que o ar, efetuando independentemente muitos dos cálculos que Santos Dumont efetuou na mesma época. Contudo, ele nunca construiu modelos práticos, os seus interesses mudaram para tópicos mais ambiciosos.
Entusiasmado pelo trabalho de Tsiolkovsky, Friedrich Zander esforçou-se para o promover e desenvolver. Em 1924 ele estabeleceu a primeira Sociedade de Cosmonáutica da União Soviética, que mais tarde desenvolveu e construiu foguetes de combustível líquido, de nomes OR-1 (1930) e OR-2 (1933). A 23 de agosto de 1924, Tsiolkovsky foi eleito primeiro professor na Academia Militar do Ar – N. E. Zhukovsky.
Em 1929 Tsiolkovsky propôs a construção de foguetes com múltiplos estágios no seu livro Comboios Cósmicos.
A equação básica para a propulsão de foguetes é denominada Equação do foguete de Tsiolkovsky, em sua honra.

Moeda de 1 rublo com a imagem gravada de Tsiolkovsky (1987)

Sem comentários: