terça-feira, novembro 08, 2016

Edmond Halley nasceu há 360 anos

Edmond Halley (Haggerston8 de novembro de 1656 - Greenwich14 de janeiro de 1742) foi um astrónomo e matemático britânico, célebre por ser o descobridor do cometa Halley, em 1696.

Halley foi o primeiro astrónomo a teorizar que os cometas seriam objetos periódicos e previu que no ano de 1758 um cometa cruzaria o Sistema Solar. Devido a essa previsão, em sua homenagem, o cometa passou a ser chamado cometa Halley. Aplicou o método de Newton para calcular órbitas de cometas em 24 astros deste tipo e descobriu que aqueles observados em 1531, 1607 e 1682 tinham órbitas muito similares. Concluiu então que esse e outros cometas não eram objetos novos e sim objetos redescobertos que apenas retornavam às regiões interiores do Sistema Solar.
Halley publicou os resultados de suas observações em 1705, na obra A Synopsis of the Astronomy of Planets (Uma Sinopse da Astronomia dos Planetas). Os estudos sobre os cometas, porém, ocuparam apenas uma pequena parte da sua vida científica. Além de ter sido nomeado Astrónomo Real Britânico e professor da Cátedra Savilian de Geometria na Universidade de Oxford, Halley executou, em 1678, um mapa do céu meridional. Mostrou, em 1716, como a distância entre a Terra e o Sol poderia ser calculada a partir dos trânsitos (passagens dos planetas à frente do Sol, visíveis da Terra) de Mercúrio e Vénus, e descobriu o movimento próprio das estrelas, em 1718.

Descobriu ainda a relação entre a pressão barométrica e a altura acima do nível do mar, mapeou o campo magnético superficial da Terra, previu de forma precisa as trajetórias dos eclipses solares e apresentou pela primeira vez uma justificativa racional (embora errada) para a existência das auroras boreais: a hipótese da Terra oca. Halley também dedicou uma parte de seu tempo aos assuntos relativos à economia, à engenharia naval e à diplomacia, exercendo papel de destaque na publicação dos Principia, de Isaac Newton.
Também desenvolveu notáveis observações sobre o magnetismo terrestre, demonstrou que as chamadas estrelas fixas têm movimento próprio, embora muito lento, publicou diversos trabalhos matemáticos, colaborou no projeto da construção do Observatório de Greenwich.
Na atuária e demografia, contribuiu com estudos sobre mortalidade e com a obra An Estimate of the Degrees of the Mortality of Mankind, de 1693, no qual apresenta a Breslau Table, a primeira tábua de mortalidade construída sob preceitos científicos, com dados de nascimento e mortalidade obtidos na cidade silesiana de Breslau pelo professor alemão Caspar Neumann.
 in Wikipédia

Sem comentários: